MENU COMPETIÇÕES GUIA WAVESCHECK
De olho na raia
Sangue novo e trabalho sério
Por Alex Araujo em 24/10/18
Confira a matéria com João Renato, atleta, preparador físico e hoje atual Diretor Técnico da CBSUP.
800x533
João Renato fazendo o downwind em Maliko/Hawaii Foto: Arquivo Pessoal

 

Batemos um papo com João Renato, um dos precursores do SUP no Brasil que hoje esta a frente da Diretoria Técnica da CBSUP, fazendo um trabalho diferenciado, com seu olhar de atleta e ao mesmo tempo com uma postura séria e objetiva.


Confira a matéria:

SUPCLUB João você é um dos precursores do SUP no Brasil, como vê a evolução do esporte?

JOÃO RENATO: Acompanhando o esporte desde 2008, acho que o SUP deu uma esfriada nos últimos dois anos, principalmente no ano de 2018 onde tivemos um cenário econômico muito instável, o que fez com que as empresas brecassem os investimentos, tanto em atletas como em eventos. Mas acredito em um forte retorno do esporte, principalmente agora que o SUP estará presente nos Jogos Pan-americanos de 2019 que acontecerá em Lima no Peru.


SUPCLUB Você recebeu o convite de assumir a diretoria técnica da CBSUP, dentro da organização você tem uma visão periférica das provas, quais pontos você acha que podem melhorar?

JOÃO RENATO: Na verdade, desde 2012 atuo na CBSUP como preparador físico, que é minha formação acadêmica e à partir de 2014 minha participação na CBSUP passou a ser como auxiliar técnico  do diretor de prova Magno Matoso a convite do Presidente da Confederação Ivan Floater.

Em 2017 com a saída do Magno Matoso das direções de prova, recebi o convite para ser o novo diretor de prova da CBSUP. Acredito que com a visão não só de um profissional do esporte mais de um ex atleta não só de SUP, mas de outras modalidades, irão contribuir para o trabalho a ser realizado dentro da Confederação. Quando vejo o cenário internacional, percebo que temos um dos circuitos mais fortes do mundo, e acredito que colocando na balança, até hoje a Confederação teve muitos acertos para a evolução do esporte. Como toda ajuda é bem vinda sinto que podemos ter mais contribuição de pessoas apoiando a CBSUP nos eventos.

900x599
João Renato na travessia M2O Foto: 808photo.me

 

SUPCLUB Somos da geração do início do Circuito Brasileiro de Race, e hoje podemos ver a evolução das provas e também de equipamentos e atletas, você acha que isso torna o trabalho técnico mais desafiador?

JOÃO RENATO: O SUP está sendo muito mais estudado, diversos métodos de treinamentos estão sendo utilizados, vejo com mais frequência e acho a parte mais importante, a preparação do atleta como um TODO (Preparação física, técnica, psicológica e nutricional), isso faz com que o circulo se feche e todas as capacidades necessárias para formação de um bom atleta fiquem completas.  Por enquanto nos eventos internacionais, com a parte de preparação física atuo pré prova (aquecimento) e pós prova (soltura muscular para recuperação mais rápida do atleta), porém o sonho é um dia ter um Centro de Treinamento específico para o SUP para desenvolver um trabalho á longo prazo e ter esses atletas assistidos de perto, já que o esporte foi inserido no próximo PANAMERICANO e isto pode gerar a oportunidade do esporte dentro de outros grandes eventos internacionais.

SUPCLUB Qual o seu papel nas provas da CBSUP?

JOÃO RENATO: Meu principal papel no momento é fazer as provas acontecerem, como criar o percurso a ser percorrido, aferir as distâncias de cada percurso, cuidar da largada e chegada das provas,  porem eu sempre estou a disposição da CBSUP para ajudar no que for preciso.

SUPCLUB: Deixe um recado para os remadores:

JOÃO RENATO:  Galera continue remando com consciência, fair-play e respeitando seus limites, o treino começa bem antes da prova, então busque a orientação de um profissional de Educação Física, não só para otimizar os resultados mas para treinar com segurança.

Bons treinos!!!!!

 

Veja também
The Canary Project

The Canary Project

Sup Surfing na Gran Canária

CBSurf

CBSurf

Presidência em xeque

Palm Springs

Palm Springs

Nova piscina a caminho

Mar Egeu

Mar Egeu

Aegean Classics

Maverikcs

Maverikcs

Outro lado da fera

Cloudbreak

Cloudbreak

Keahi de Aboitiz

Jorge Vicente

Jorge Vicente

Shaper falece no Sul

Recife artificial

Recife artificial

Projeto avança em Maricá

Big SUP

Big SUP

Diversão em Makaha

Wipeout of the Year

Wipeout of the Year

Caio Vaz entra na disputa

Deep Blue

Deep Blue

Gigante cruza o Havaí

Litoral brasileiro

Litoral brasileiro

As ondas mais raras

Noah Pronk

Noah Pronk

Parafina ecológica

Tubarão Touro

Tubarão Touro

Animal é capturado

CBSurf

CBSurf

Briga pelo comando

Hawaii

Hawaii

SUP nas big waves