MENU COMPETIÇÕES GUIA WAVESCHECK
De olho na raia
Sangue novo e trabalho sério
Por Alex Araujo em 24/10/18
Confira a matéria com João Renato, atleta, preparador físico e hoje atual Diretor Técnico da CBSUP.
800x533
João Renato fazendo o downwind em Maliko/Hawaii Foto: Arquivo Pessoal

 

Batemos um papo com João Renato, um dos precursores do SUP no Brasil que hoje esta a frente da Diretoria Técnica da CBSUP, fazendo um trabalho diferenciado, com seu olhar de atleta e ao mesmo tempo com uma postura séria e objetiva.


Confira a matéria:

SUPCLUB João você é um dos precursores do SUP no Brasil, como vê a evolução do esporte?

JOÃO RENATO: Acompanhando o esporte desde 2008, acho que o SUP deu uma esfriada nos últimos dois anos, principalmente no ano de 2018 onde tivemos um cenário econômico muito instável, o que fez com que as empresas brecassem os investimentos, tanto em atletas como em eventos. Mas acredito em um forte retorno do esporte, principalmente agora que o SUP estará presente nos Jogos Pan-americanos de 2019 que acontecerá em Lima no Peru.


SUPCLUB Você recebeu o convite de assumir a diretoria técnica da CBSUP, dentro da organização você tem uma visão periférica das provas, quais pontos você acha que podem melhorar?

JOÃO RENATO: Na verdade, desde 2012 atuo na CBSUP como preparador físico, que é minha formação acadêmica e à partir de 2014 minha participação na CBSUP passou a ser como auxiliar técnico  do diretor de prova Magno Matoso a convite do Presidente da Confederação Ivan Floater.

Em 2017 com a saída do Magno Matoso das direções de prova, recebi o convite para ser o novo diretor de prova da CBSUP. Acredito que com a visão não só de um profissional do esporte mais de um ex atleta não só de SUP, mas de outras modalidades, irão contribuir para o trabalho a ser realizado dentro da Confederação. Quando vejo o cenário internacional, percebo que temos um dos circuitos mais fortes do mundo, e acredito que colocando na balança, até hoje a Confederação teve muitos acertos para a evolução do esporte. Como toda ajuda é bem vinda sinto que podemos ter mais contribuição de pessoas apoiando a CBSUP nos eventos.

900x599
João Renato na travessia M2O Foto: 808photo.me

 

SUPCLUB Somos da geração do início do Circuito Brasileiro de Race, e hoje podemos ver a evolução das provas e também de equipamentos e atletas, você acha que isso torna o trabalho técnico mais desafiador?

JOÃO RENATO: O SUP está sendo muito mais estudado, diversos métodos de treinamentos estão sendo utilizados, vejo com mais frequência e acho a parte mais importante, a preparação do atleta como um TODO (Preparação física, técnica, psicológica e nutricional), isso faz com que o circulo se feche e todas as capacidades necessárias para formação de um bom atleta fiquem completas.  Por enquanto nos eventos internacionais, com a parte de preparação física atuo pré prova (aquecimento) e pós prova (soltura muscular para recuperação mais rápida do atleta), porém o sonho é um dia ter um Centro de Treinamento específico para o SUP para desenvolver um trabalho á longo prazo e ter esses atletas assistidos de perto, já que o esporte foi inserido no próximo PANAMERICANO e isto pode gerar a oportunidade do esporte dentro de outros grandes eventos internacionais.

SUPCLUB Qual o seu papel nas provas da CBSUP?

JOÃO RENATO: Meu principal papel no momento é fazer as provas acontecerem, como criar o percurso a ser percorrido, aferir as distâncias de cada percurso, cuidar da largada e chegada das provas,  porem eu sempre estou a disposição da CBSUP para ajudar no que for preciso.

SUPCLUB: Deixe um recado para os remadores:

JOÃO RENATO:  Galera continue remando com consciência, fair-play e respeitando seus limites, o treino começa bem antes da prova, então busque a orientação de um profissional de Educação Física, não só para otimizar os resultados mas para treinar com segurança.

Bons treinos!!!!!

 

Veja também
Lobos do Mar

Lobos do Mar

Ivan Mundim

ISA Games 2018

ISA Games 2018

Experiência na raia

SupClub-Guide

SupClub-Guide

Las Palmas

Gabi Sztamfater

Gabi Sztamfater

Rookie focada no tour

Junior de peso

Junior de peso

Daniel Ferlin treina duro

Final Feliz

Final Feliz

Remadores resgatados em Salvador

Perigos do SUP

Perigos do SUP

Buscas continuam na Barra

Você faria isso?

Você faria isso?

Pit River Falls

Sede de vitória

Sede de vitória

Leco focado nas Canárias

SUP em alerta

SUP em alerta

Atletas na bronca em SP

Leitura Dinâmica

Leitura Dinâmica

Brasil em evolução

Foco de campeão

Foco de campeão

Do estaleiro para água

Ibrasurf

Ibrasurf

Curso foi um sucesso!

Palavra dos Atletas

Palavra dos Atletas

Amadores em destaque!

Lobos do Mar

Lobos do Mar

Experiência de vida no esporte

Prodígio no SUP

Prodígio no SUP

Fiona Wylde na luta