MENU COMPETIÇÕES GUIA WAVESCHECK
De olho na raia
Sangue novo e trabalho sério
Por Alex Araujo em 24/10/18
Confira a matéria com João Renato, atleta, preparador físico e hoje atual Diretor Técnico da CBSUP.
800x533
João Renato fazendo o downwind em Maliko/Hawaii Foto: Arquivo Pessoal

 

Batemos um papo com João Renato, um dos precursores do SUP no Brasil que hoje esta a frente da Diretoria Técnica da CBSUP, fazendo um trabalho diferenciado, com seu olhar de atleta e ao mesmo tempo com uma postura séria e objetiva.


Confira a matéria:

SUPCLUB João você é um dos precursores do SUP no Brasil, como vê a evolução do esporte?

JOÃO RENATO: Acompanhando o esporte desde 2008, acho que o SUP deu uma esfriada nos últimos dois anos, principalmente no ano de 2018 onde tivemos um cenário econômico muito instável, o que fez com que as empresas brecassem os investimentos, tanto em atletas como em eventos. Mas acredito em um forte retorno do esporte, principalmente agora que o SUP estará presente nos Jogos Pan-americanos de 2019 que acontecerá em Lima no Peru.


SUPCLUB Você recebeu o convite de assumir a diretoria técnica da CBSUP, dentro da organização você tem uma visão periférica das provas, quais pontos você acha que podem melhorar?

JOÃO RENATO: Na verdade, desde 2012 atuo na CBSUP como preparador físico, que é minha formação acadêmica e à partir de 2014 minha participação na CBSUP passou a ser como auxiliar técnico  do diretor de prova Magno Matoso a convite do Presidente da Confederação Ivan Floater.

Em 2017 com a saída do Magno Matoso das direções de prova, recebi o convite para ser o novo diretor de prova da CBSUP. Acredito que com a visão não só de um profissional do esporte mais de um ex atleta não só de SUP, mas de outras modalidades, irão contribuir para o trabalho a ser realizado dentro da Confederação. Quando vejo o cenário internacional, percebo que temos um dos circuitos mais fortes do mundo, e acredito que colocando na balança, até hoje a Confederação teve muitos acertos para a evolução do esporte. Como toda ajuda é bem vinda sinto que podemos ter mais contribuição de pessoas apoiando a CBSUP nos eventos.

900x599
João Renato na travessia M2O Foto: 808photo.me

 

SUPCLUB Somos da geração do início do Circuito Brasileiro de Race, e hoje podemos ver a evolução das provas e também de equipamentos e atletas, você acha que isso torna o trabalho técnico mais desafiador?

JOÃO RENATO: O SUP está sendo muito mais estudado, diversos métodos de treinamentos estão sendo utilizados, vejo com mais frequência e acho a parte mais importante, a preparação do atleta como um TODO (Preparação física, técnica, psicológica e nutricional), isso faz com que o circulo se feche e todas as capacidades necessárias para formação de um bom atleta fiquem completas.  Por enquanto nos eventos internacionais, com a parte de preparação física atuo pré prova (aquecimento) e pós prova (soltura muscular para recuperação mais rápida do atleta), porém o sonho é um dia ter um Centro de Treinamento específico para o SUP para desenvolver um trabalho á longo prazo e ter esses atletas assistidos de perto, já que o esporte foi inserido no próximo PANAMERICANO e isto pode gerar a oportunidade do esporte dentro de outros grandes eventos internacionais.

SUPCLUB Qual o seu papel nas provas da CBSUP?

JOÃO RENATO: Meu principal papel no momento é fazer as provas acontecerem, como criar o percurso a ser percorrido, aferir as distâncias de cada percurso, cuidar da largada e chegada das provas,  porem eu sempre estou a disposição da CBSUP para ajudar no que for preciso.

SUPCLUB: Deixe um recado para os remadores:

JOÃO RENATO:  Galera continue remando com consciência, fair-play e respeitando seus limites, o treino começa bem antes da prova, então busque a orientação de um profissional de Educação Física, não só para otimizar os resultados mas para treinar com segurança.

Bons treinos!!!!!

 

Veja também
Sup News

Sup News

GONG Surfboards

Rumo a seletiva

Rumo a seletiva

Participe da promoção

Novos horizontes

Novos horizontes

Bruno Hasulyo

Super Gromet

Super Gromet

Keoni Sulpice

SUP Trip

SUP Trip

Expedição Gamboas de Guamaré

Parceria 100%

Parceria 100%

Big Blue Ocean Cleanup

Super Downwind

Super Downwind

The Ultimate Downwind

Sup Foil

Sup Foil

Fanatic lança novos modelos

Fantasy SUP

Fantasy SUP

Façam suas apostas

Mavericks

Mavericks

Tubarão espanta o crowd

Bart de Zwart

Bart de Zwart

The Vanuatu Expedition

Blood, Sweat & Years

Blood, Sweat & Years

G-Shock aposta em conceito

KXT Watermana 2018

KXT Watermana 2018

Assista ao vídeo

Leitura Dinâmica

Leitura Dinâmica

Ivan Floater em foco

NSP

NSP

DC Surfwide

Casper Steinfath

Casper Steinfath

Skagerrak