MENU COMPETIÇÕES GUIA WAVESCHECK
Santo remédio
SUP e surf no tratamento de doenças
Por Redação SupClub em 04/02/16
França aposta em projeto piloto que prescreve aulas de SUP e surf, entre outras atividades, no tratamento de doenças.
2268x1532
Que rema de SUP sabe o quão terpeutica essa atividade é. Agora, médicos da França começam a explorar esses benefícios no tratamento de doenças. Foto: Luciano Meneghello.

O jornal britânico The Telegraph revelou que uma potencial revolução da medicina está acontecendo na cidade de Biarritz, no litoral França, conhecida por ser uma das mais importantes "surf cities" da Europa. Médicos da cidade estão autorizados a prescrever aulas de surf ou stand up paddle para pacientes que sofrem com enfermidades crônicas num programa que, de acordo com a reportagem, em se mostrado extremamente positivo.

O projeto é fruto de um esforço médico para melhorar a qualidade de vida dos pacientes e reduzir a dependência do uso de remédios no combate a doenças. Outras modalidades de esportes praticados ao ar livre, de preferência no mar, também estão na lista.

Vinte médicos estão participando do projeto piloto que os autoriza a prescrever cursos de até 12 semanas de iniciação em modalidades como: surf, stand up paddle, natação, caminhada, entre outros. O esporte varia de acordo com a doença e as condições dos pacientes. Ainda segundo os pesquisadores, em alguns casos, a atividade física pode substituir completamente as drogas.

SUP contra dores nas costas - Um dos exemplos citados por Nicolas Guillet, um dos criadores da proposta, é de uma mulher de 40 anos que sofria com intensas dores nas costas e já havia inclusive passado por cirurgias. A prescrição para ela foram aulas de stand up. Seis meses depois, ela diz ter passado por uma mudança drástica e garante estar praticamente livre das dores.

Para os pesquisadores, o sucesso do programa se explica pelo fato de que o mar é “incrivelmente terapêutico”. O surf, o stand up e outros esportes marítimos podem ser grandes aliados no combate a males como dores crônicas, depressão, diabetes, obesidade e problemas cardíacos.

 

Veja também
SUP Dicas

SUP Dicas

Alimente-se bem para surfar melhor ainda

Remada noturna

Remada noturna

5 dicas para remar durante a noite

SUP Dicas

SUP Dicas

4 erros básicos de remada (e como corrigi-los)

Reflexão

Reflexão

O que te faz feliz de verdade?

SUP Dicas

SUP Dicas

Diferenças básicas em fundos e outlines de um stand up paddle

SUP Dicas

SUP Dicas

6 alimentos que irão turbinar seus treinos

Humor

Humor

Arquétipos do stand up paddle

SUP Dicas

SUP Dicas

Dores no ombro

Guia de inverno

Guia de inverno

Testamos o Mormaii Flexxxa Neo

SUP Dicas

SUP Dicas

A importância do leash

SUP Dicas

SUP Dicas

Big SUP surfe

SUP Dicas

SUP Dicas

Remar é qualidade de vida

SUP Dicas

SUP Dicas

Crianças e os watersports

SUP Dicas

SUP Dicas

Iniciação no surfe de stand up paddle

SUP Dicas

SUP Dicas

Acampar numa SUP Trip

SUP Dicas

SUP Dicas

Cartilha da etiqueta do SUP Surfista.