MENU COMPETIÇÕES GUIA WAVESCHECK
Leitura Dinâmica
SUP nas Olimpíadas?
Por Alex Araujo em 31/10/18
Existem muitos boatos e especulação sobre e entrada do SUP nas Olimpíadas, conversamos com alguns atletas do cenário do SUP brasileiro para saber a opinião de cada um sobre o assunto.

 

1280x960
Abertura do ISA Games na Dinamarca 2017. Foto: ISA

 

O surfe está oficialmente na lista das Olimpíadas de 2020, o que nos leva a pensar: será que o SUP será introduzido aos jogos? Deveria ser? Qual a modalidade, Sup Race, Sup Wave, Sup Foil, Sup Cross ou todas as opções acima? Nós colocamos essas mesmas perguntas a sete dos melhores atletas do esporte no brasil. Confira a opinião dos atletas:

640x563
Luiz Guida, Sup nas Olimpíadas? Foto: Fabio Mota

 

LUIZ GUIDA (ANIMAL):  Sabemos que é muito difícil a inclusão de qualquer modalidade nas olimpíadas, o surf entrando já foi um grande marco na história e fiquei muito feliz com isso. A inclusão do surf já refletiu no SUP, já que a CBS representa ambas as modalidades. Vamos disputar o PASA Games 2018 no Peru com tudo pago pela CBS.

 

SUP é um esporte muito dinâmico e tem a cara das Olimpíadas, seria muito bom se acontecesse, acredito no sup race técnico, no sprint e no SUP Wave, acho que uma delas poderia fazer parte dos jogos e faria grande sucesso.

1600x1064
Leco Salazar, Sup nas Olimpíadas? Foto: Arquivo Pessoal

 

LECO SALAZAR:  Já passou da hora do SUP entrar nas olímpiadas e ser reconhecido de ser um esporte dentro do surf. Talvez eu não esteja mais competindo, mas se tiver em condições ainda me sentiria muito honrado de representar meus país, senão for como atleta quem sabe como técnico.

 

A partir do momento que isso acontecer com certeza será um grande passo para o reconhecimento de atletas que vem batalhando muito para poder levantar a bandeira do brasil nos eventos. Este papo de que o SUP está acabando é pura conversa de quem não tem o que falar, o SUP veio para fica seja no wave, race ou qualquer outra modalidade. O que acontece que como todos os esportes há atletas e pessoas envolvidas que ao invés de somar só sabem fazer movimentos contrários a evolução do esporte.

Em vários anos a maioria dos campeões Brasileiros foram definidos com uma etapa única, e este ano todo mundo ficou nessa que só teve uma etapa, mas já faz tempo que o Sup Wave está sendo definido com uma etapa única.

Temos que fazer o esporte crescer sendo com uma ou dez etapas o SUP sempre estará em crescimento e o esporte veio para ficar.

671x447
Vinni Martins , Sup nas Olimpíadas? Foto: AP

 

VINNICIUS MARTINS: Com certeza o fato de o surf estar nas olimpíadas de 2020 nos deixa otimistas para quem sabe ver o SUP em um dos próximos Jogos Olímpicos, além disso em 2024 os Jogos serão em Paris e a França é um dos países mais “fanáticos” por Stand up paddle o que aumenta ainda mais minha expectativa.


Acredito que o SUP Race técnico seria uma das modalidades mais prováveis para uma Olimpíada por ter bastante apelo aos espectadores, além de ser uma prova muito dinâmica quando acontece nas ondas. O COI disse algumas vezes que tem interesse em trazer mais atenção do público jovem então acho que o Race Técnico junto com o SUP Wave seriam opções legais.

671x447
Moah Jessika, Sup nas Olimpíadas? Foto: Fabio Mota

 

MOAH JESSIKA: Eu acredito que sim, que tudo leva ao Sup caminhar lado ao surf e ser inserido aos jogos.

 

Deveria ser inserido, pois já provou ser um esporte com poder de crescimento, com capacidade de atrair patrocinadores, mídia e um bom público praticante.

Em minha opinião o Sup Wave, pela semelhança e mesmo formato das competições de surf. O Sup Race técnico pela proximidade com o surf também e por ser mais atrativo para quem assisti.

 

1224x816
Lena Ribeiro, Sup nas Olimpíadas? Foto: Fabio Mota

 

LENA RIBEIRO: Eu acho que muito se fala disso, as coisas que escuto leva a crer que o SUP deve estrear nas olimpíadas se houver uma experiência só em 2028.


Existe muita especulação sobre qual modalidade que deve entrar isso no meu ponto de vista depende muito de como vai ficar esta disputa da ICF e ISA, porque qual destas entidades ficaram  a frente  do esporte apresentará ele para o comitê olímpico, e isso pode mudar a característica do formato que deve ser apresentado.

Sempre achei que o sprint seria a categoria mas próxima de ser aceita, mas conversando com algumas pessoas, me foi dito que a organização quer dar um ar mais jovem aos jogos, neste sentido o Race técnico deve ser uma das modalidades com mais poder de aceitação devido ao dinamismo da prova. Ano que vem nos jogos de Lima, teremos já o SUP Técnico como prova principal da Race.

1280x943
Luiz Diniz, Sup nas Olimpíadas? Foto: AP

 

 

LUIZ DINIZ: Vejo o Sup Wave e o race com total potêncial a ser incluído nas olimpíadas 2020, pois já são inclusos no Jogos Pan Americano de 2019 e ambas têm semelhança com surf e canoagem que já fazem parte das olimpíadas, então a inclusão das duas modalidades me leva a pensar que sim deveriam ser incluídas.

671x445
Aline Abad, Sup nas Olimpíadas? Foto: Fabio Mota

 

ALINE ABAD: Eu acho que o SUP deveria sim ser incluso nos Jogos Olímpicos, as categorias Race e Sup Wave tem tudo a ver, e na minha opinião o formato Sprint seria o mais fácil de acontecer.

 

Veja também
Lobos do Mar

Lobos do Mar

Ivan Mundim

ISA Games 2018

ISA Games 2018

Experiência na raia

SupClub-Guide

SupClub-Guide

Las Palmas

Gabi Sztamfater

Gabi Sztamfater

Rookie focada no tour

Junior de peso

Junior de peso

Daniel Ferlin treina duro

Final Feliz

Final Feliz

Remadores resgatados em Salvador

Perigos do SUP

Perigos do SUP

Buscas continuam na Barra

Você faria isso?

Você faria isso?

Pit River Falls

Sede de vitória

Sede de vitória

Leco focado nas Canárias

SUP em alerta

SUP em alerta

Atletas na bronca em SP

Leitura Dinâmica

Leitura Dinâmica

Brasil em evolução

Foco de campeão

Foco de campeão

Do estaleiro para água

Ibrasurf

Ibrasurf

Curso foi um sucesso!

Palavra dos Atletas

Palavra dos Atletas

Amadores em destaque!

Lobos do Mar

Lobos do Mar

Experiência de vida no esporte

Prodígio no SUP

Prodígio no SUP

Fiona Wylde na luta