MENU COMPETIÇÕES GUIA WAVESCHECK
Remédio para alma
SUP Terapia
Por Redação SupClub em 25/12/18
Médicos apostam no surf e no stand up para substituir remédios no combate a doenças crônicas.
685x390
Contato com a natureza faz do SUP uma grande vávula de escape para os problemas cotidianos. Divulgação

 

Imagina se os médicos começassem a substituir a prescrição de medicamentos por receitas que sugerem atividades físicas para o tratamento de doenças crônicas. Pois na França a prática já é uma realidade e o surf e o stand-up são os esportes mais recomendados.

 

De acordo com reportagem do jornal britânico The Telegraph, esta pequena revolução da medicina está acontecendo na cidade de Biarritz, no litoral francês. Os médicos da cidade estão autorizados a prescrever aulas de surf ou stand up paddle para pacientes que sofrem com enfermidades crônicas num programa que, segundo eles, até agora tem se mostrado ‘milagroso’.

A decisão é parte de um esforço médico para melhorar a qualidade de vida dos pacientes e reduzir a dependência do uso de remédios no combate a doenças. Outras modalidades de esportes praticados ao ar livre, de preferência no mar, também estão na lista.

Vinte médicos estão participando do projeto piloto que os autoriza a prescrever cursos de até 12 semanas de iniciação em modalidades como: surf, stand up paddle, natação e caminhada, entre outros. O esporte varia de acordo com a doença e as condições dos pacientes. Ainda segundo os pesquisadores, em alguns casos, a atividade física pode substituir completamente as drogas.

Um dos exemplos citados por Nicolas Guillet, um dos criadores da proposta, é de uma mulher de 40 anos que sofria com intensas dores nas costas e já havia inclusive passado por cirurgias. A prescrição para ela foram aulas de stand up. Seis meses depois, ela diz ter passado por uma mudança drástica e garante estar praticamente livre das dores.

Para os pesquisadores, o sucesso do programa se explica pelo fato de que o mar é “incrivelmente terapêutico”. O surf, o stand up e outros esportes marítimos podem ser grandes aliados no combate a males como dores crônicas, depressão, diabetes, obesidade e problemas cardíacos.

Veja também
Danilo Couto

Danilo Couto

Big rider movimenta Salvador

FGSUP

FGSUP

Desenvolvimento é o foco

Surfland

Surfland

Piscina é realidade

SUP World

SUP World

Zane Schweitzer

SUP Extremo

SUP Extremo

Pacific Crossing Peanut

Seventy 48

Seventy 48

Brasil no lugar mais alto no pódio

Expedição

Expedição

Palestra Travessia Mar de Dentro

San Bartolo

San Bartolo

Talento Local

El Salvador

El Salvador

Terremoto atinge litoral

Motaury Porto

Motaury Porto

Chicama revisitada

Surf Trunk

Surf Trunk

Vans lança bermuda

Pranchas liberadas

Pranchas liberadas

American entra na onda

SUP World

SUP World

Acidente em Paris

Swell Alerta

Swell Alerta

Alerta litoral Sul/Sudeste

Bahia

Bahia

Alerta de Mar Grosso

Surf no interior

Surf no interior

Wavegarden chega ao Brasil