MENU COMPETIÇÕES GUIA WAVESCHECK
Surfe e medicina
Tsunami de lixo
Por Redação Waves em 14/03/19
Dr. Guilherme Vieira Lima esclarece como a poluição e a falta de saneamento básico podem afetar a sua saúde.

Por:Guilherme Vieira Lima


696x403

Os surfistas estão entre os mais afetados pela poluição marinha. Foto: Divulgação.

 

Carnaval no Brasil, calor, festa, alegria e ao final do bloco uma chuva de verão que refresca os foliões do país inteiro. Só não é um casamento perfeito, pois ao desligar a música, o que restam são latas, garrafas, papéis, plásticos, comidas, fantasias… Um verdadeiro lixão a céu aberto que, somado a enxurrada de água, forma um verdadeiro tsunami de detritos rumo ao mar.

Não é por acaso que, nessa época do ano, os prontos-socorros ficam cheios de pacientes com infecções gastrointestinais dos mais diversos agentes (vírus, bactérias, protozoários), e a população litorânea por receber toda essa contaminação através da água é a maior prejudicada com essa grande contaminação.

Por mais limpa que pareça estar, observamos uma altíssima taxa de praias impróprias para o banho em nosso litoral. Agora imagine a cena: ondas perfeitas, calor, com poucos banhistas em pleno verão brasileiro. Sim, parece uma miragem, mas muitos surfistas não resistem a tentação, ignoram qualquer tipo de sinalização e entram no mar.

A matéria desse mês tem como objetivo informar como essa poluição e a falta de saneamento básico de muitas regiões podem afetar a sua saúde. Além do contato com a pele, olhos e mucosas por um tempo mais prolongado, estudos recentes mostram que o surfista ingere cerca de 170ml de água, enquanto um banhista comum de 16 ml por dia de exposição.

Dessa forma, numa região contaminada a sua chance de se infectar é muito maior. As principais bactérias causadoras são os Enterococos e as Escherichia coli, presentes no coliformes fecais e em muitos restos orgânicos.

Em comparação a uma população que não frequenta a praia, os banhistas e principalmente os surfistas, possuem maior chance de adquirirem doença gastrointestinais. Os principais sintomas são a diarreia, dor abdominal e vômitos.

Para evitar esses problemas observe a cor e cheiro da água, evite as regiões mais próximas as desembocaduras dos rios e canos, e não entre no mar após um temporal, pois a enxurrada lava o solo urbano e carrega a sujeira par o mar. Procure sinalizações que informam se o mar é IMPROPRIO (vermelho) ou PRÓPRIO (verde), quando não encontrar, pesquise através das entidades locais (Companhia Ambiental Estadual) e respeite a sinalização. Medidas como o banho de água doce após a sessão não foram comprovadas cientificamente eficazes, mas são sempre recomendadas.

Na presença de diarreia e/ou vômito abundantes sempre busque atendimento médico de urgência e procure manter se hidratado com água doce potável.

As principais ações para combater esse grande problema não são através de antibióticos de última geração, mas sim com a educação da população em relação à higiene e respeito à sinalização, medidas públicas de cuidado com o lixo e saneamento básico. Para os egoístas que não pensam na natureza, essas atitudes evitam a contaminação da água e consequentemente do ser humano.

O ecossistema marinho adoece por essa falta de educação, infelizmente muitos sofrem por ignorância de outros. E na próxima vez que pensar em jogar uma lata fora do lixo, urinar ou até evacuar em local não apropriado, além da natureza, o prejudicado pode ser você mesmo.

Cuidando do mar, mais praias apropriadas, mais saudável fica o surfe. Cuidar da natureza é cuidar de si próprio.

Veja também
SUP World

SUP World

Resgate na Ilha da Madeira

NOAA

NOAA

Previsão com mais precisão

San Gallan

San Gallan

Direitas no deserto

North Shore de Oahu

North Shore de Oahu

Homenagem a Sunny

Wavegarden

Wavegarden

Praia da Grama – Piscina de alto padrão

SUP

SUP

Remo Livre

Atleta SUP Race

Atleta SUP Race

Atualização de cadastro

Leonardo Gimenes

Leonardo Gimenes

DNA no SUP Wave

Pacific SUP Challenge 2019

Pacific SUP Challenge 2019

Diário de bordo

Reef artificial

Reef artificial

Webber cria conceito

Laird Hamilton

Laird Hamilton

Sessão quilométrica

Pacific SUP Challenge 2019

Pacific SUP Challenge 2019

10 dias no Pacífico

Danilo Couto

Danilo Couto

Big rider movimenta Salvador

FGSUP

FGSUP

Desenvolvimento é o foco

Surfland

Surfland

Piscina é realidade

SUP World

SUP World

Zane Schweitzer