MENU COMPETIÇÕES GUIA WAVESCHECK
Pesquisa na Austrália
Wetsuit à prova de tubarão
Por Redação SupClub em 04/12/19
Tubarões-brancos são usados no desenvolvimento do novo wetsuit
696x426
Foto: Divulgação.

 

Um novo material de roupa de borracha, testado por pesquisadores da Universidade de Flinders, no Sul da Austrália, pode reduzir o impacto e controlar a perda de sangue causada por mordidas de tubarão, prevenindo a principal causa da morte em um ataque.

 

O estudo testou dois tipos de tecidos de proteção, incorporando fibras de polietileno de altíssimo peso molecular no material de neoprene usado em wetsuits tradicionais, comparando sua resistência com mordidas contra o neoprene sem essas camadas protetoras.

O professor Charlie Huveneers, da Southern Shark Ecology Group, diz que novos avanços tecnológicos no tecido permitiram o desenvolvimento de alternativas leves e que podem ser incorporadas aos wetsuits tradicionais.

“O objetivo deste estudo foi avaliar a capacidade de novos tecidos incorporados ao neoprene tradicional para reduzir as lesões causadas pelas mordidas de tubarão-branco”, revela Huveneers.

“Nossos resultados mostraram que os dois tecidos testados podem fornecer alguma proteção contra a mordida e podem ser usados ??como parte de uma estratégia de alívio durante um ataque de tubarão”, acrescenta o professor.

“Testamos o tecido em tubarões-brancos, pois é a espécie responsável pelo maior número de ataques que resultam em mortes”.

Os testes incluíram 10 variáveis de dois tecidos diferentes, usando dois testes de laboratório, punção e laceração, além de ensaios em campo envolvendo tubarões-brancos de 3 a 4 metros.

A força da mordida de um tubarão-branco também foi medida no parque marinho do Grupo Neptune Islands, usando sensores de carga colocados entre placas de aço cercadas por espuma.

O professor Huveneers afirmou que os resultados foram positivos, mas ainda serão necessários mais testes antes de incorporar o tecido em wetsuits tradicionais.

“Embora esses tecidos possam reduzir a perda de sangue resultante de uma mordida de tubarão, mais pesquisas são necessárias para medir a magnitude da lesão de uma mordida na carne humana”, finaliza Huveneers.

 

Fonte Flinders University

Veja também
De olho no topo

De olho no topo

Wellington Reis

Downwind

Downwind

SUP Foil

Série Pena

Série Pena

Identidade Ygon Maia

Surf Lakes

Surf Lakes

Swell em Yeppon

Bahia capital do Surfski

Bahia capital do Surfski

Pan de Canoagem Oceânica

Sup News

Sup News

E-Foil Takuma

Leco dá a letra

Leco dá a letra

Direto do front

Starboard 2020

Starboard 2020

Para voar!

Aline Abad na bronca

Aline Abad na bronca

Remadora brasileira desabafa

Pelo Mar

Pelo Mar

Conscientização em Garopaba

Quilha elétrica

Quilha elétrica

Motor turbina remada

Atletas X Companhia Aérea

Atletas X Companhia Aérea

Atletas ficam na roubada

Aline Abad

Aline Abad

Experiência é a diferença

Airwave

Airwave

Reef artificial a caminho

SUP em Foco

SUP em Foco

Carol Barcellos dá a letra