MENU COMPETIÇÕES GUIA WAVESCHECK
SupClub
Circuito Cearense de SUP 1ª Etapa
Por Redação SupClub em 17/03/15
Paracuru (CE) recebeu atletas, famílias e simpatizantes do SUP cearense para a etapa de abertura do certame 2015.
2048x1201
Circuito Cearense de SUP 1ª Etapa. Paracuru, CE. Foto: Divulgação
 

Por George Noronha

Entre os dias 13 e 15 de março o Município de Paracuru recebeu atletas, famílias e simpatizantes do SUP cearense para a etapa de abertura do certame 2015.

GALERIA DE IMAGENS - CLIQUE AQUI.

Mais de 100 atletas vindos de diversas praias do Ceará, do Nordeste e até mesmo um argentino e uma francesa, duelaram pelos títulos das 10 categorias em disputa na 1ª Etapa do Circuito Cearense de SUP Wave e Race, promovido pela Associação de Stand Up Paddle do Ceará.

Na principal categoria da modalidade ondas, a Wave Open, o grande vencedor foi o baiano casca-grossa Roberto Vieira que apresentou um repertório variado com manobras fluidas e progressivas para superar o local de Jericoacoara, Pedro Carvalho, em uma final emocionante e cheia de suspense, já que os resultados só foram divulgados no momento da entrega da premiação.

800x533
Roberto Vieira. Foto: Rogerson Barroso
 

“Estou muito feliz em participar de uma festa como essa aqui no Paracuru. O nível dos atletas cearenses está muito alto e acredito que vários deles já estão prontos para participar do Circuito Brasileiro, como é o caso do Pedrinho, que já tem um bom nível e por ser ainda muito jovem, tem fôlego para evoluir no esporte... Pra mim foi uma grande satisfação competir e vencer aqui no Ceará e espero poder retornar outras vezes para trocar experiências com essa turma vibrante do SUP cearense”, declarou Robertinho.

Para Pedro Carvalho, atleta da praia de Jericoacoara, o evento foi de grande importância por ter sido realizado na melhor época de ondas e em uma locação que proporcionou ótimas condições para que os atletas pudessem mostrar o resultado de seus treinos minimizando o fator sorte nas disputas. Para ele, o início do circuito agora é um grande trunfo para que o circuito ganhe força e adesão, sobretudo da nova geração que está chegando com tudo em busca de um lugar ao sol.

“Estou muito feliz com o resultado, mesmo tendo terminado na segunda colocação. Tenho treinado muito buscando evoluir e aperfeiçoar os fundamentos do esporte, como o uso do remo em manobras progressivas, buscar sempre a parte crítica da onda etc. As ondas estavam ótimas,o que é muito bom para nós atletas. A organização foi muito feliz com a escolha e está de parabéns”, afirmou Pedrinho.

Na Open Feminino a grande vencedora foi a cearense Ivana Farias, Tri-Campeã Brasleira de Windsurf Wave, que retornou aos pódios em grande estilo em sua mais nova paixão esportiva. Na segunda colocação ficou a local de Jericoacoara, Jaquel Sampaio, com a francesa Decoligny Mary na terceira colocação e Marine Fernandes completando o pódio.

Na Master quem se deu melhor foi o veterano do surf cearense e frequentador assíduo dos pódios, Cardoso Jr., com Alberto Almeida na segunda colocação, Laércio Clayton na terceira e Eduardo Amaral finalizando em quarto.

800x528
Ivana Farias. Foto: Rogerson Barroso
 

Entre os iniciantes o grande vencedor foi Carlos Leite, Yulo, Alexandre Genoíno e Paulo Emílio completando o pódio respectivamente na segunda, terceira e quarta colocações.   

Na modalidade Race, a Fórmula 1 do SUP, o grande campeão da categoria 8km, a mais dura entre todas, foi o cearense Eugênio Gegê, o Mutante, que mesmo não tendo vida fácil na prova, pois, foi seguido de perto o percurso inteiro pelo vice-campeão, Paulo Vasco, conseguiu abrir uma confortável vantagem no sprint final que o assegurou mais uma vitória, a quarta consecutiva que ele vence em provas oficiais de SUP Race. Em terceiro ficou Eduardo Gondin.

Vencedores

Na Race 8km Master os guerreiros campeões foram Miguel Nobre em primeiro e Mário Luis em segundo. Na categoria 4km o campeão foi o atleta Paulo Marcelo, com Laércio Clayton em segundo, Adriano Bastos em terceiro e Dário Coelho na quarta colocação.

Na Fun Race Feminino a grande campeã foi Carol Barcelos, com Jaquel Sampaio na segunda colocação, Mara Maricatto em terceiro e Creusa Checoni terminando em quarto lugar. Na Fun Race Master o vencedor foi Laércio Clayton com Getúlio Oliveira chegando em segundo e finalizando as categorias disputadas, na prova de Revezamento a equipe campeã foi a do Clube Águas Abertas, com o Team Evolution em segundo.

Segundo a Diretoria da Asup-CE, esse ano o circuito contará com 4 etapas,o que contribuirá para o crescimento e o desenvolvimentos dos atletas locais.

RESULTADOS

SUP Wave Open Masculino

1º Roberto Vieira – BA
2º Pedro Carvalho
3º Rudson Costa-RN
4º Francisco Bagnardi-RN

SUP Wave Open Feminino

1ª Ivana Farias
2ª Jaquel Sampaio
3ª Decoligny Mary-FRA
4ª Marine Fernandes

SUP Wave Master

1º Cardoso Júnior
2º Alberto Almeida
3º Laércio Clayton
4º Eduardo Amaral

SUP Wave Iniciante

1º Carlos Leite
2º Yulo
3º Alexandre Genoíno
4º Paulo Emílio

Race 12.6 Open Pro 8km

1º Luiz Eugênio Gegê - (1:06:06 )
2º Paulo Vasco            ( 1:06:59 )
3º Eduardo Gondim     ( 1:09:45 )

Race 12.6 Open Pro 8km Master

1º Miguel Noguel (1:27:25)
2º Mario Luis       (1:47:25)

Fun Race 4km Masculino

1º Paulo Marcello
2º Laércio Clayton
3º Adriano Bastos
4º Dário Coelho

Fun Race 4km Feminino

1º Ana Carolina Barcelos  
2º Jaquel Sampaio              
3º Mara Maricatto               
4º Creusa Checoni

Revezamento Equipes 4 km 4x1

1º Clube Águas Abertas
2º Team Evolution
3º Henrique Steindorfer

Master Fun Race

1º Laércio Clayton

Veja também
SUP Wave

SUP Wave

Marcio Grillo Maresias SUP Surf

SupClub

SupClub

Nas ondas do Rosa

SupClub

SupClub

Treinando em tubos de chocolate

SupClub

SupClub

SUP Session na Praia do Amor

SupClub

SupClub

Sangue novo no SUP Wave

SupClub

SupClub

Uruguay, muy bueno

SupClub

SupClub

Treinos, recuperação e altas ondas

SupClub

SupClub

Jeff Clark dropa Maverics de SUP (e com a base trocada!)

SupClub

SupClub

SUP session em Ulé e Regência

SupClub

SupClub

The Ultimate Waterman

SupClub

SupClub

Ubatuba Pro é cancelado

SupClub

SupClub

Pelo sul da Bahia

SupClub

SupClub

Final eletrizante em Sunset Beach

SupClub

SupClub

Kai Lenny vence em Sunset. Caio Vaz fica em segundo

SupClub

SupClub

Sunset Beach Pro segue em espera