MENU COMPETIÇÕES GUIA WAVESCHECK
SupClub
Uruguay, muy bueno
Por Redação SupClub em 28/04/15
Longboarder e remador de SUP, João Renato Moura explora picos na região de La Paloma, Uruguai.
Uruguay, muy bueno Foto: Arquivo pessoal
Uruguay, muy bueno Foto: Arquivo pessoal

Por Nancy Geringer

O longboarder e remador de SUP, João Renato Moura embarcou no último fim de semana para uma trip ao Uruguai. Colunista da Revista StandUp, ele pretende explorar picos na região de La Paloma, localizada 200 quilômetros ao Norte do país, surfando de long e mini-long Board Inc. “Com essas duas pranchas tenho a oportunidade de pegar vários tipos de mar. Mas, também pretendo descolar um SUP para remar por lá”, comenta ele.

Em relação a outros países da América do Sul, como Peru, Chile e Argentina, o Uruguai é menos explorado quando se pensa em uma surf trip. Entretanto, pode surpreender pela qualidade das ondas. “É barato pela condição atual do dólar. Tem muitos picos com fundo de pedra e não é tanto crowd. Nunca vi nenhuma barca do tipo nessa região e resolvi encarar. Fora o doce de leite e o churrasco, considerados os melhores do mundo”, diz.

Essa trip ocorre justamente entre um ‘break’ das competições de canoa havaiana e stand up disputadas pelo multi-esportista. Atualmente, Moura ocupa a vice-liderança do ranking brasileiro de canoa havaiana na categoria 40 a 49 anos. “Tento não pensar muito em posições, até porque fui além da minha expectativa, competindo com atletas bem mais experientes e com bagagem do que eu”, revela.

João Renato vem de três temporadas havaianas consecutivas e, no ano passado, concluiu a prova de Molokai até Oahu, uma das mais difíceis do circuito de remada mundial com mais de 50 quilômetros em alto-mar. Fora da água, ele comemora a ampliação de seu espaço de treinamento integrado, atendendo na Vila Madalena (SP) e em São Vicente, no litoral paulista. É nesse espaço que ele prepara diversos atletas, como o destaque mundial do SUP, Mô Freitas, entre outros.

Há cinco meses, Moura estabeleceu o litoral como base e desde então conseguiu melhorar a qualidade de seu treinamento. “Não perco mais tempo de deslocamento, como acontecia na capital”, afirma. 

 

Veja também
SUP Wave

SUP Wave

Marcio Grillo Maresias SUP Surf

SupClub

SupClub

Nas ondas do Rosa

SupClub

SupClub

Treinando em tubos de chocolate

SupClub

SupClub

SUP Session na Praia do Amor

SupClub

SupClub

Sangue novo no SUP Wave

SupClub

SupClub

Treinos, recuperação e altas ondas

SupClub

SupClub

Jeff Clark dropa Maverics de SUP (e com a base trocada!)

SupClub

SupClub

SUP session em Ulé e Regência

SupClub

SupClub

The Ultimate Waterman

SupClub

SupClub

Circuito Cearense de SUP 1ª Etapa

SupClub

SupClub

Ubatuba Pro é cancelado

SupClub

SupClub

Pelo sul da Bahia

SupClub

SupClub

Final eletrizante em Sunset Beach

SupClub

SupClub

Kai Lenny vence em Sunset. Caio Vaz fica em segundo

SupClub

SupClub

Sunset Beach Pro segue em espera