MENU COMPETIÇÕES GUIA WAVESCHECK
Super Especial
Segurança na água
Por Robson Careca em 02/10/18
Segurança para a prática de esportes aquáticos sempre foi e será primordial não importa a modalidade.
552x368
Robson Super Especial Foto: Green Pixel

 

Quando falamos em esporte adaptado tudo é lindo maravilhoso, inclusivo e atraente, mas não devemos esquecer que todo esporte tem seu risco de lesão ou acidente e quando se trata de esportes aquáticos a atenção é redobrada ainda mais quando é inserido uma P.c.D Pessoa com Deficiência na modalidade seja ela Sup, Paddleboard, Surf ou Canoa Polinésia, atestar que o equipamento e a pessoa que irá atender, inserir, acompanhar este atleta que esteja sempre atento a tudo e em conjunto ao equipamento esportivo que será usado pelo praticante.

Devemos prestar muita atenção nas adaptações corretas nos equipamentos citado acima, visualização na embarcação se caso vire e como subir. O atleta está preparado, treinado eis à questão.

 

Por isso é muito fundamental ter um equipamento adaptado corretamente, realizar treinos constantes no equipamento ou embarcação de uma forma que o praticante sinta se seguro ao adentrar, ao subir, ter a resistência para enfrentar as intempéries da natureza ao lado do equipamento e dependendo da lesão da Pessoa e se o equipamento do praticante não estiver corretamente adaptado o mesmo enfrentará resistência e desconforto ao embarcar após uma virada de borda ou um escorregão.

780x1040
Robson e suas pranchas, Super Especial Foto: Divulgação

 

Comento muito em meus cursos e palestras a importância da modalidade assistida, acompanhada por alguma pessoa, educador ou staffs em eventos, pois todo cuidado é pouco é uma vida em jogo e com o mar, rio, represa, lago ou lagoa não se brinca. Segurança para a prática de esportes aquáticos sempre foi e será primordial não importa a modalidade seja ela competitiva ou lazer tem que redobrar a atenção e quando se trata de P.c.D devemos triplicar a atenção.

 

Temos 2 pontos:

1-Equipamentos corretos que é de responsabilidade do atleta.

2- Pessoal capacitado para atuar no apoio e salvatagem, que é de responsabilidade da organização do evento.

Ainda quanto aos equipamentos cabe a organização o check-in das condições dos equipamentos se o mesmo corresponde a modalidade e ou a classe ou categoria inscrito e se todos os dispositivos de segurança obrigatórios estão sendo usados.

Quanto as adaptações corretas ou não sabe a casa atleta, então um dos assuntos e voltados para atletas e outro para os organizadores de eventos, e para você que não tem deficiência cuide-se seja prudente sinta -se seguro em suas remadas nunca reme sozinho a não ser que esteja preparado fisicamente, psicologicamente e com toda segurança necessária e correta para navegar. 

Saúde e a vida é o bem mais precioso e importante não devemos bobear, fica a dica.

 

Veja também
Super Especial

Super Especial

RAPA VA'A

Super Especial

Super Especial

Surf Adaptado em busca de recursos

Super Especial

Super Especial

SUPerando Limites

Super Especial

Super Especial

SUP e Surf Adaptado

Super Especial

Super Especial

Experiência de vida no esporte.

Super Especial

Super Especial

Paddle Training!

Super Especial

Super Especial

Winikenekes

Super Especial

Super Especial

Pranchas adaptadas

Superar é preciso

Superar é preciso

Atleta motivado no SUP

Super Especial

Super Especial

Viva as diferenças!

Superação

Superação

Palestra foi um sucesso

SUP Inclusão

SUP Inclusão

Ubatuba abre espaço

Amor pelo mar

Amor pelo mar

Impossível não existe!

Campanha

Campanha

Renê Pereira faz campanha na internet

Acessibilidade

Acessibilidade

Stand Up Acessível