MENU COMPETIÇÕES GUIA WAVESCHECK
Canoagem Polinésia
15ª edição do VISA rola em março
Por Fabio Maradei em 19/01/18
15º Desafio Volta à Ilha de Santo Amaro de Canoas Havaianas é confirmado para o dia 10 de março e inscrições seguem abertas até o dia 31 de janeiro.
2079x1386
Em sua 15ª edição, tradicional prova de canoagem polinésia é confirmada para o mês de março. Foto: Ivan Storti/FMA Notícias.

 

O mais tradicional e importante desafio de canoagem havaiana do Brasil já tem data definida neste ano. Em sua 15ª edição, a Volta à Ilha de Santo Amaro de Canoas Havaianas será disputada no dia 10 de março, com largada e chegada na Praia da Aparecida, em Santos, e 75 km de percurso ininterruptos, pelo mar (costeiras) e trechos de rio e mangue.

 

As inscrições já estão abertas e encerram no dia 31 deste mês. Até agora, 14 equipes já estão garantidas na disputa, com atletas da Bahia, Rio de Janeiro, sobretudo Niterói, e até do exterior, incluindo a Samu Team Brazil, de São Paulo, tricampeã e recordista da disputa. Para assegurar participação na prova, os atletas devem acessar o site oficial do evento, www.viisa.com.br, onde estão todas as informações, inclusive a possibilidade de competir para quem não tem equipe.

 

A competição, patrocinada por DP World Santos, Onbongo e Caiaques Opium Hightech, terá o mesmo percurso, com os remadores seguindo no sentido anti-horário, por toda a costa da Ilha de Santo Amaro, onde está Guarujá. Nove atletas integram cada equipe, sendo seis na canoa e três no revezamento, e as trocas dos competidores ao longo de toda a disputa se tornam um dos destaques, com as substituições feitas com as embarcações em movimento.

 

“O evento é baseado na principal prova do Mundo, a Molokai-Oahu, no Havaí. Somos precursores de longa distância no Brasil e hoje se tornou uma chancela. Os atletas, assim que vão pegando experiência, querem desafio”, relata o organizador Fábio Paiva. “São 75 km onde tudo pode acontecer. Nunca é monótono. Sempre tendo de trabalhar estratégia, muita logística, preparação do time. E a todo momento pode mudar o cenário. Nem sempre o melhor ganha”, destaca Fábio, um dos maiores entusiastas da modalidade.

 

Segundo ele, as inscrições serão encerradas no dia 31 para que tudo possa ser planejado, desde a estrutura às próprias equipes. “Sempre falo que a prova já começa ao se inscreverem. Que quando vão remar, já fizeram 70% do evento”, comenta.

 

CALENDÁRIO DE EVENTOS SUPCLUB

 

Saiba antes e fique por dentro das próximas competições e eventos nacionais acessando nosso calendário de eventos de SUP, Va’a e Paddleboard - Clique aqui.

 

 

Veja também
Mestre do Mar

Mestre do Mar

Palavra do capitão

Lokomaikaii

Lokomaikaii

E Ala E - Um Canto ao Sol Nascente

Mestre do Mar

Mestre do Mar

Invasão desordenada!

Canoa para todos

Canoa para todos

São Sebastião é destaque em canoagem

Mestre do Mar

Mestre do Mar

Manobras de segurança

Lokomaikaii

Lokomaikaii

Nunca pule uma canoa havaiana!

Mestre do Mar

Mestre do Mar

A banalização dos acidentes de remo.

Lokomaikaii

Lokomaikaii

O Mistério da Banana na Canoa

Va’a nos seus sentidos

Va’a nos seus sentidos

Inclusão pela Canoa Havaiana!

Mestre do Mar

Mestre do Mar

Surf de Canoa: Emoção e Perigo

Rumo Norte Expedições

Rumo Norte Expedições

Rio Arapiuns

Mestre do mar

Mestre do mar

Riscos nos esportes a remo

POA VA'A e Sava Clube

POA VA'A e Sava Clube

Movimenta Zona Sul

Lokomaikaii

Lokomaikaii

“Com quantos paus se faz uma canoa?”

Instituto São Sebá Va'a

Instituto São Sebá Va'a

Va'a com saúde

IMUA Ceará

IMUA Ceará

Downind de OC4