MENU COMPETIÇÕES GUIA WAVESCHECK
Bóias de navegação
Balizamento náutico para remadores
Por Alex Araujo em 21/09/18
Balizamento Náutico aplicado aos esportes de remo.
910x606
Balizamento náutico para remadores. Foto: Divulgação

 

Quando vamos dar uma remada, seja no mar, rios ou lagos sempre nos deparamos com umas boias cheias de cores e luzes. Todas essas boias têm funções especificas no que tange a navegação e trafego marítimo e para não sermos pegos de surpresa temos que aprender a identificar o que cada uma delas significa, ou ao menos o que significa as mais relevantes e comuns.

Assista ao vídeo:



Esse conjunto de boias flutuantes constitui o que e conhecido como balizamento náutico.

Para que serve o balizamento náutico?

Podemos dizer que o balizamento náutico serve para ordenar o trafego marítimo, sinalizar perigos, entrada de canais e orientar o melhor caminho ou o caminho recomendado em uma determinada área.

Durante o dia o balizamento e sinalizado por boias de cores diferentes, e a noite por luzes que emitem lampejos variando no ritmo e cor.

Em situações de entrada de canal de navios, por exemplo, devemos ter a certeza de onde começa e onde termina o canal preferencial. Esses são delimitados pelas boias verdes e encarnadas (vermelhas). No meio das boias e o lugar mais inseguro que podemos ficar e em casos como esse, ficamos antes da boia e só cruzamos esse canal quando o navio passar, sempre  pela popa (ou traseira) da embarcação.

Mais comum ainda do que a entrada de canal e entrada de clubes ou marinas, que seguem essa mesma regra, das boias encarnadas e verdes. Ali, entre essas boias a preferencia deixou de ser das embarcações a remo para ser das embarcações que estão chegando ou partindo.

 

Quais são as boias mais comuns e para que elas servem?

As boias mais comuns que nos depararemos nas nossas remadas são sem duvida as verdes e encarnadas. Outras bem comuns são as de cores pretas e amarelas alternadas, ou ainda pretas e vermelhas alternadas também.

Boia Verde: Junto com a boia encarnada, marca a entrada e saída de canal. Quando a embarcação entra, a boia esta ao seu lado esquerdo, e quando a embarcação sai, ela esta a direita da embarcação. Durante a noite, quando houver luz será de cor verde.

Boia Encarnada: Junto com a boia verde, marca a entrada e saída de canal. Quando a embarcação entra, a boia esta ao seu lado direito, e quando a embarcação sai, ela esta a esquerda da embarcação. Durante a noite, quando houver luz será de cor encarnada.

 

649x447
Balizamento Nautico , boias Foto: Divulgação.

 

Sinais cardinais:

Marcam o melhor caminho para a embarcação,  tem as disposições de cores amarelas e pretas e cada direção tem uma combinação de cores especificas, além de marca de torpe. Por exemplo, quando vemos uma boia com a cor amarela embaixo e preta em cima, devemos passar ao norte da boia. Para os remadores, os Sinais Cardinais, da mesma forma que os Sinais Laterais, indicam onde as embarcações maiores deverão passar. Logo, deve ficar atento aos outros barcos quando estiver navegando pelo caminho indicado pelo balizamento e, se possível, se não houver impedimento ou risco, deverá deixar livre a passagem. Abaixo um resumo dos sinais cardinais em cores e lampejos.

822x800
Sinais Cardinais, boias Foto. : Divulgação

 

O último que abordaremos, mas não menos importante refere-se a sinalização de perigos isolados, representados por uma boia de cores pretas e vermelhas. Essas boias sinalizam uma pedra, uma laje, qualquer obstáculo que possa danificar a embarcação.  Abaixo, a boia de perigo isolado no canal de entrada da baia de Guanabara. 

 

Ainda existem outras boias e sinais de balizamento, contudo listamos aqui foi listado os principais que afetam o nosso dia a dia.

Todas essas sinalizacoes estao devidamente apontadas na carta nautica do local. Portanto, ao navegar em um local desconhecido, consulte-a para uma navegacao segura e sem acidentes.

Além disso, considerem realmente que este tipo de conhecimento pode sim salvar vidas e evitar situacoes desagradaveis junto aos orgaos competentes e principalmente sem sustos para os alunos.

Na proxima semana, abordaremos RIPEAM. O que significa RIPEAM? Aguardem...  

MAIS IMPORTANTE QUE O IR É O VIR!

ALOHA!

Douglas Moura

Remador e mestre amador.

Instagram: aloha_douglas_;

Facebook: Douglas Moura 

Douglas conta com os apoios – Evoke eyeswear; Puro Suco; Raldrei Natividade fisioterapia esportiva; Rpilates; Academia Niteroi Swim; Icarahy Canoa Clube;

Alem disso, desenvolve treinamentos focados em navegação segura.  

    

Veja também
Mestre do Mar

Mestre do Mar

Manobras de segurança

Lokomaikaii

Lokomaikaii

Nunca pule uma canoa havaiana!

Mestre do Mar

Mestre do Mar

A banalização dos acidentes de remo.

Lokomaikaii

Lokomaikaii

O Mistério da Banana na Canoa

Va’a nos seus sentidos

Va’a nos seus sentidos

Inclusão pela Canoa Havaiana!

Mestre do Mar

Mestre do Mar

Surf de Canoa: Emoção e Perigo

Rumo Norte Expedições

Rumo Norte Expedições

Rio Arapiuns

Mestre do mar

Mestre do mar

Riscos nos esportes a remo

POA VA'A e Sava Clube

POA VA'A e Sava Clube

Movimenta Zona Sul

Lokomaikaii

Lokomaikaii

“Com quantos paus se faz uma canoa?”

Instituto São Sebá Va'a

Instituto São Sebá Va'a

Va'a com saúde

IMUA Ceará

IMUA Ceará

Downind de OC4

Copa Va'a

Copa Va'a

Cultura havaiana no Rio

Mestre do mar

Mestre do mar

Navegando Legal

Expedição Kaleopapa

Expedição Kaleopapa

Volta á Ilha dos Frades

Superando Limites

Superando Limites

Cauê Serra