MENU COMPETIÇÕES GUIA WAVESCHECK
VISA 2019
Briefing será no Sheraton Santos Hotel
Por Redação SupClub em 27/03/19
Briefing define informações importantes para o desafio da 16ª Volta à Ilha de Santo Amaro de Canoa Havaiana

Por: Fabio Maradei 

1890x1260
VISA 2019 Foto: Ivan Storti

 

Uma prova que exige força, resistência, muito preparo físico e psicológico, estratégia e união, mas que também pode ser vencida ou perdida por detalhes mínimos. A 16ª Volta à Ilha de Santo Amaro de Canoa Havaiana será disputada neste sábado (30), a partir das 8 horas, com um recorde de inscritos, reunindo 38 canoas no mar. A largada e a chegada serão realizadas na Praia da Aparecida e a expectativa é que a equipe campeã complete o duro percurso de 75 km de remadas no mar, no Canal de Bertioga e no Porto de Santos, em torno de seis horas.

 

Para que cada particularidade do desafio seja esclarecida e definida, evitando possíveis erros durante o desafio, a organização promoverá o briefing, na véspera do evento, sexta-feira (29), às 18h30, no Sheraton Santos Hotel, à Rua Guaiaó, 70, bem próximo ao local que as canoas iniciarão e concluirão a competição. “É um momento de tirar dúvidas gerais, principalmente para o pessoal que vai competir pela primeira vez, entender bem o regulamento, conhecer o percurso, como é o revezamento e, mais do que isso, uma grande confraternização”, afirma o diretor do evento, Fábio Paiva.

 

“Esse ano temos um novo recorde, com 38 canoas no mar, todas com seus barcos de apoio e ainda as embarcações da organização. Teremos muita gente no mar, calculo cerca de 700 pessoas acompanhando tudo de perto e a questão da segurança é fundamental”, ressalta. “Na canoa, para um bom rendimento, é preciso sinergia, todos juntos, e promovemos essa união já no briefing e também enaltecemos essa prática na roda de energia que fazemos pouco antes da largada na areia”, reforça Paiva.

 

Um dos maiores entusiastas da modalidade no Brasil, ele também ressalta que durante o encontro de sexta-feira, será realizado o sorteio das cores das canoas, para facilitar a visualização no mar. Outro ponto importante durante o Briefing é o Projeto Solidário, uma tradição no evento, com as equipes entregando latas de leite em pó, que serão destinadas à Associação de Assistência à Infância Estrela Guia Creche e Educação Infantil, de Santos.

 

2079x1386
VISA 2019 Foto: Ivan Storti

 

A ação organizada por Carla Greco vem colaborando com várias entidades da região ao longo dos anos e cada equipe tem de doar, no mínimo, cinco latas. Mas a quantidade é livre e para incentivar a prática, existe até uma premiação para o time que fizer a maior arrecadação.

 

Na edição 2018, a beneficiada foi a Abraccii – Associação Brasileira de Apoio e Combate ao Câncer Infanto Juvenil, com 174 latas, e a equipe campeã na área social foi a Extreme Canoe Club, de Salvador. “Acreditamos ser importante associarmos o nosso evento a uma ação que colabore com entidades da nossa comunidade e já virou uma tradição e todos se comprometem. 

 

Considerada como uma “chancela” entre os remadores da modalidade, a Volta à Ilha de Santo Amaro de Canoa Havaiana é realizada em vários cenários, primeiro no mar, com possibilidades de ondulações, depois no Canal de Bertioga e do Porto de Santos, com correntezas e onde a estratégia de leme é fundamental. No ano passado, a Samu Team Brazil, de São Paulo, garantiu o tricampeonato, estabelecendo novo recorde, com 5h41min12s. A Base Alpha Va’a, de Ilhabela, ficou em segundo e a hexacampeã TriboQPira, de Santos, em terceiro.

 

A 16ª Volta à Ilha de Santo Amaro de Canoa Havaiana tem os patrocínios de DP World Santos, através do Promifae/Semes, e Caiaques Opium Hightec. Apoios: Panificadora Rainha da Barra, TV Tribuna, Parque Estadual Marinho, Sabesp, Baraçaí, Prefeitura Municipal de Santos, Sheraton Santos Hotel e FMA Notícias. Organização da Canoa Brasil, com supervisão da Abracha – Associação Brasileira de Canoa Havaiana.

Veja também
Novidade na Raia

Novidade na Raia

V3 estréia no Aloha

Ohana Canoe Club

Ohana Canoe Club

Clube promove Clínica

Canoa Havaiana

Canoa Havaiana

Va'a nos seus sentidos

Inclusão no esporte

Inclusão no esporte

Remando Para o Futuro

Va'a Pro Brasil

Va'a Pro Brasil

Búzios recebe etapa

Vendée VA´A 2019

Vendée VA´A 2019

Canoa Bahia Representa

Estadual de VA'A

Estadual de VA'A

Rio de Janeiro

França de Luto

França de Luto

Remador francês morre durante treino de downwind.

Olhar social

Olhar social

V1RJ

Mestre do Mar

Mestre do Mar

Ilhas Maricas

Volta à Ilha de Santo Amaro

Volta à Ilha de Santo Amaro

16 anos de história

Mestre do Mar

Mestre do Mar

Tempo e condições climáticas.

Fera no Va’a

Fera no Va’a

Gabi Latini

CEM

CEM

Segurança no Mar

Responsabilidade Digital

Responsabilidade Digital

Va'a com segurança