MENU COMPETIÇÕES GUIA WAVESCHECK
Canoagem Polinésia
Expedição Alcatrazes de Va’a
Por Redação SupClub em 14/11/17
Expedição será o primeiro evento esportivo no arquipélago desde a década de 80 e reunirá grandes nomes do Va’a nacional além da participação do taitiano Nephi Tehiva e do big rider Alemão de Maresias. Saiba mais.
1920x1080
Arquipélago, localizado a 40 quilômetros de distância da costa de São Sebastião (SP), estava fechado ao público desde a década de 80 e será oficialmente reaberto à visitações em 2018. Foto: Marcio Fernandes/ Estadão.

 

Próximo sábado (18) grandes feras do remo polinésio brasileiro tem um encontro marcado no litoral norte de São Paulo: A Expedição Alcatrazes de Va’a. O destino, como diz o nome, é o arquipélago de Alcatrazes, localizado a 40 quilômetros de distância da costa de São Sebastião, local da partida.

 

Estão confirmados cerca 70 dos maiores remadores do país e uma participação internacional, o taitiano Nephi Tehiva, que fará a remada a convite do niteroiense Douglas Moura.

 

A expedição, que contará entre cinco ou seis canoas polinésias para 6 remadores cada (OC6), com ajuda de barco de apoio, será o primeiro evento esportivo a ser realizado no arquipélago. Desde o início da década de 80, o local é de propriedade da Marinha do Brasil e era utilizado para exercícios de tiro até o ano de 2013. O uso do espaço e recursos, como pesca e extração, continuam proibidos.

 

Considerada a segunda maior preservação marinha do Brasil, Alcatrazes teve recentemente portaria assinada pelo Governo Federal para ser aberto para visitação de turistas em janeiro de 2018. O arquipélago de Alcatrazes foi oficializado como Refúgio de Vida Silvestre há cerca de um ano e, com isso, passou a ser totalmente protegida e liberada à visitação e mergulho.

 

1368x912
Grande nome do va'a mundial, taitiano Nephi Tehiva é presença confirmada no evento. Foto: Naideron Fotografias.

 

O evento terá a presença de Edílson Assunção, mais conhecido como o Alemão de Maresias, um dos dez maiores surfistas de ondas gigantes do Brasil que tem a canoa havaiana como uma grande paixão. Nomes de destaque do Va’a nacional como Fabio Paiva, Felipe Neumann e João Paulo, entre outras feras também estão confirmados no evento.

 

PROGRAMAÇÃO

 

720x720
Expedição será o primeiro evento esportivo no arquipélago desde a década de 80. Foto: Reprodução.

O itinerário começa no dia 18 de novembro, com o briefing no Observatório Turístico que fica na Rua da Praia, e a largada, a princípio, está programada para as 5h de domingo, dia 19, porém, devido às condições climáticas pode ser adiantada para o dia 18 (compeditores devem se informar junto à organização).

 

Durante o briefing membros do ICMBio explicarão as regras na chegada à ilha para os remadores, o staff e imprensa que quiser estar presente. Na sequência será realizado o briefing técnico dos remadores sobre as condições do mar, carta náutica, horário de saída, como serão as trocas de revezamento.

 

Haverá também uma palestra com Fausto Pires, que tem um grande acervo sobre Alcatrazes e um dos responsáveis pelo tombamento da região como refúgio e uma exposição de fotos de fotógrafos do Município com imagens da região.

 

SERVIÇO

 

Dia 18 de Novembro, sábado – Briefing ambiental do ICMBio sobre o arquipélago + Briefing Técnico no Observatório Turístico na Praia Grande – São Sebastião (SP).

 

Dia 19* de Novembro, domingo – Saída em torno das 5h da Praia Grande em direção ao arquipélago com chegada prevista para 9h ou 10h + volta no arquipélago + duas horas de exploração do local e mergulho – Retorno no início/meio da tarde.

 

* ATENÇÃO: DEVIDO ÀS CONDIÇÕES CLIMÁTICAS, A LARGADA PODE OCORRER NO SÁBADO (18).

 

Cerca de 60 remadores e 100 pessoas envolvidas na expedição.

 

CALENDÁRIO DE EVENTOS SUPCLUB

 

Saiba antes e fique por dentro das próximas competições e eventos nacionais acessando nosso calendário de eventos de SUP, Va’a e Paddleboard - Clique aqui.

Veja também
Sul-Americano de Va'a

Sul-Americano de Va'a

Capixabas levam a supermaster

Canoagem

Canoagem

Mundial de Canoagem Oceânica

Canoagem Polinésia

Canoagem Polinésia

Hawaiki Nui Vaa 2017

Canoagem Polinésia

Canoagem Polinésia

Ítalo Va’a rumo ao Sul-Americano

Canoagem Polinésia

Canoagem Polinésia

Festa do Va’a no Rio de Janeiro

Canoagem Polinésia

Canoagem Polinésia

Red Bull Wa’a vence a 65ª Molokai Hoe

Canoagem Polinésia

Canoagem Polinésia

Passaúna Paddle Club batiza novas canoas

Competições

Competições

Show de remos em Vitória

Canoagem

Canoagem

Inscrições abertas para a Volta à Ilha de Vitória

Canoagem Polinésia

Canoagem Polinésia

Lições taitianas

Canoagem

Canoagem

Competição épica encerra o Mundial de Va'a no Taiti

Canoagem

Canoagem

Mundial de Va’a chega à reta final

Canoagem

Canoagem

Mundial de Va’a: Taiti mostra sua força e Brasil apresenta evolução

Canoagem

Canoagem

Mundial de Va’a: Nova Zelândia fica com o ouro e Brasil faz bonito

Taiti 2017

Taiti 2017

Por dentro da Te Aito 2017