
Conversamos com o Eugênio Azevedo ( Geninho), que é um dos pioneiros em fabricação de canoa havaiana no Brasil, para entender como anda o crescimento do esporte e também um pouco da fabricação e história do esporte no Brasil, confira:
Conte um pouco de sua história, como foi seu primeiro contato com a canoa havaiana e como surgiu a ideia de começar a fabricar?
Trabalho com a construção naval desde a década de 80 e conheci o Ronald Williams Em 2002 quando ele me procurou para fabricar remos de madeira depois fiz as formas da 1ª OC1e em 2003 Fiz as formas da OC6 usando como modelo a LanaKyla.

Quanto tempo leva para a fabricação de uma canoa OC-6?
São várias as etapas da construção em fibra de vidro primeiramente tem a aplicação do gel coat que e a cor externa, depois vem a impregnação de resina em mantas e tecidos de fibra de vidro e no meio disso tem os núcleos de divinycel ou outro material. após sair das formas vem da montagem e chumba-se as peças de proa e popa, wais, bancos e anteparas e por fim o acabamento de retoques do gelcoat e a pintura interna. Hoje fabricamos cerca de 4 a 5 unidades por mês.

Como você vê o crescimento do mercado, já que é um dos pioneiros no Brasil, e sua canoa é a usada por vários Clubes?
O esporte está em franco crescimento no Brasil primeiro devido ao nosso abençoado litoral e o clima tropical, depois por unir um ótimo exercício em contato direto com a natureza mais aquele espírito Ohana de sociabilidade, união e respeito entre as pessoas da mesma canoa, do mesmo clube e também com os demais praticantes no Brasil e pelo mundo afora.
Tenho acompanhado durante todo esse tempo o crescimento substancial de muitos clubes e vejo que chega uma hora que com muita gente fica difícil de organizar e administrar como também para conciliar diversas tendências e visões, então vão se abrindo e formando novos clubes.
Hoje um dos maiores empecilhos para formação de novos clubes é o local onde colocar a canoa pois é muito grande e pesada, portanto tem que ficar perto da água. Em muitas cidades há enormes dificuldades para conseguir esse espaço adequado. Vejo hoje com muito entusiasmo clubes náuticos e marinas abraçando a Va’a como o Iate Clube da Bahia, o Clube Naval Charitas e São Francisco Praia Clube ambos em Niterói, Aquidabã em Angra e a Marina da Glória no Rio.

Qual região do país que você vê como o grande berço da canoagem?
O Berço da Va’a no Brasil é o Rio de Janeiro quando o Ronald Williams trouxe a Lanakila e a fundou “Rio Outrigger Club”. O início da fabricação das OC6 ocorreu em Santos pelo Fabio Paiva da Opium. Anos depois a Hallau do Hugo Sanches começou a produzir a Bradley tripartida e há cerca de 5 anos atrás também lancei a OC6 e OC4 tripartidas, agora em agosto entreguei e foi batizada a 100ª OC6 de minha fabricação.
O estado do Rio de Janeiro tem a maior parcela do esporte no Brasil especificamente no Rio, Niterói e Cabo Frio. O Nordeste atualmente tem tido um grande crescimento.

Para finalizar deixe um recado para os remadores do SupClub:
Os praticantes do esporte já sabem bem da energia e os benefícios que citei a cima, mas acho importante ressaltar tudo isso para os novos remadores e os interessados em começar a praticar o esporte pois tenho visto ao longo desse tempo muitas pessoas que ao começar praticar o esporte sanaram ou atenuaram os mais diversos problemas físicos, psíquicos como também de relacionamentos e sociabilização.

