MENU COMPETIÇÕES GUIA WAVESCHECK
Canoagem
Inscrições abertas para a Volta à Ilha de Vitória
Por Lyvia Justino em 25/08/17
Competição nacional de canoagem oceânica e SUP de 30 Km será realizada no dia 08 de setembro com participação de diversos tipos de embarcações. Saiba mais.
2500x1662
Competição que promete agitar a capital do Espírito Santo acontecerá no dia 08 de setembro. Foto: Reprodução.

 

Em comemoração ao aniversário da capital capixaba, será realizada, no dia 08 de setembro, a Volta à Ilha de Vitória, competição nacional de canoagem oceânica que fará uma remada de 30 quilômetros ao redor da ilha. Passando pelas belas paisagens da cidade, como a Terceira Ponte, o Convento da Penha, Ilha do Boi, Porto de Vitória, Ilha das Caieiras e pela extensa área de Manguezal da Estação Ecológica Municipal Ilha do Lameirão, o evento está com inscrições abertas.

 

Realizada pela primeira vez, a Volta à Ilha é inspirada em um evento que ocorreu em 1985 e será a maior competição capixaba de canoagem a acontecer no Estado. “Na década de 80 foi feita a Taça da Cidade de Vitória, que também realizou uma remada ao redor da cidade. Foi o único evento com o formato de volta ao redor da ilha e, agora, ele veio como inspiração. A Volta à Ilha será realizada anualmente, sempre no aniversário de Vitória, com o intuito de exaltar a nossa capital e suas belezas”, conta o idealizador e realizador do evento, Carlo de Castiglioni Teodoro.

 

1500x1500
Cartaz oficial do evento que abrigará provas de SUP, canoa havaiana e canoagem oceânica. Foto: Reprodução.

Com a expectativa de receber mais de 100 atletas e cerca de 40 embarcações de diversas modalidades e portes, a competição contará com a participação de canoeiros e atletas nacionais e internacionais. Entre as presenças já confirmadas estão o atleta paralímpico de canoagem e tetracampeão mundial de paracanoagem, Fernando Fernandes; o campeão e o vice-campeão, respectivamente, do Campeonato Brasileiro de Canoagem Oceânica Individual 2017, os atletas paulistas José Marcos Mendes Filho e David Levi; o francês Loïc Boireau, representante do Clube BAC canoë kayak de Paris; e a peruana Frida Condo Paniagua, representante do clube Inkanoa Va'a.

 

A competição terá categorias por idade – Júnior, Open, Master, Super Master, Golden Master – e por sexo – Masculino, Feminino e Mista. As modalidades da disputa serão Canoas Va'a (canoa polinésia) OC1, V1, OC2, OC6, V6; Surfski com caiaques oceânicos simples e duplo; Remo Olímpico Single Skiff e Double Skiff; e Stand Up Paddle Solo e Revezamento (dupla).

 

A largada única da disputa será às 10h30, na Curva da Jurema, em Vitória, com o repasse do briefing obrigatório e alinhamento das embarcações a partir das 8h. A previsão de percurso das embarcações mais rápidas é de 2h40, podendo chegar a mais de 4 horas entre os competidores mais lentos. Ao longo do dia, a arena estará aberta ao público e contará com diversas atividades, que incluem plantio de restinga, apresentação de banda de congo, circuito funcional e luau.

 

O evento tem o apoio institucional da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) e o apoio da Prefeitura Municipal de Vitória, Iate Clube do Espírito Santo, Associação Brasileira dos Canoeiros (Abraca), Landspride, Kreato Tecnologia, AlwaysMore, Ticket Digital, Gráfica JEP, GL Circuito Funcional, Nutrata Suplementos, Hotel Golden Tulip e Don Camaleone.

 

As inscrições devem ser feitas no site do evento – www.voltaailhadevitoria.com.br. No dia da competição, os interessados também pode se inscrever na bilheteria. O ingresso pode ser parcelado no cartão de crédito.

 

SUP RECEBERÁ R$ 1000 DE PREMIAÇÃO

 

Todos os participantes do evento irão receber uma medalha de participação, que será um hei matau de madeira, um anzol que para o povo da polinésia tem o simbolismo de prosperidade e segurança. A premiação geral será entregue para primeira embarcação que cruzar a linha de chegada, tanto no Masculino quanto no Feminino. Os competidores mais velozes irão receber os prêmios Fita Azul e Fita Rosa, que serão um troféu de madeira em formato de hei matau com uma pedra preciosa, assinado por Vitor Paganotto, e um remo. Já o primeiro lugar no Stand Up Paddle receberá um prêmio no valor de R$ 1.000,00.

 

SERVIÇO

 

Volta à Ilha de Vitória

 

Local da largada: Curva da Jurema – Vitória

 

Percurso: 30 quilômetros ao redor da ilha

 

Inscrições: www.voltaailhadevitoria.com.br

 

Programação:

 

Quinta-feira – 07 de setembro

 

8h – Execução do Hino Nacional e hasteamento de bandeiras

9h – Abertura da arena do evento

10h – Início do credenciamento

15h – Briefing Obrigatório (Mapa Ambiental, Segurança e Regulamento)

16h – Término do credenciamento

 

Sexta-feira – 08 de setembro

 

8h – Briefing Obrigatório (Mapa Ambiental, Segurança e Regulamento)

9h – Alinhamento das embarcações na areia

10h – Banda de Congo Capixaba para aquecimento dos atletas

10h30 – Largada de Todas as Categorias – Volta ao redor da Ilha de Vitória

11h – Praia Limpa – Plantio de Restinga

12h – GL Circuito Funcional – Arena do evento

14h – Praia Limpa – Gincana do Lixo

16h – Premiação

17h – Luau e coquetel de encerramento

 

CALENDÁRIO DE EVENTOS SUPCLUB

 

Saiba antes e fique por dentro das próximas competições e eventos nacionais acessando nosso calendário de eventos de SUP, Va’a e Paddleboard - Clique aqui.

 

 

Veja também
Sul-Americano de Va'a

Sul-Americano de Va'a

Capixabas levam a supermaster

Canoagem Polinésia

Canoagem Polinésia

Expedição Alcatrazes de Va’a

Canoagem

Canoagem

Mundial de Canoagem Oceânica

Canoagem Polinésia

Canoagem Polinésia

Hawaiki Nui Vaa 2017

Canoagem Polinésia

Canoagem Polinésia

Ítalo Va’a rumo ao Sul-Americano

Canoagem Polinésia

Canoagem Polinésia

Festa do Va’a no Rio de Janeiro

Canoagem Polinésia

Canoagem Polinésia

Red Bull Wa’a vence a 65ª Molokai Hoe

Canoagem Polinésia

Canoagem Polinésia

Passaúna Paddle Club batiza novas canoas

Competições

Competições

Show de remos em Vitória

Canoagem Polinésia

Canoagem Polinésia

Lições taitianas

Canoagem

Canoagem

Competição épica encerra o Mundial de Va'a no Taiti

Canoagem

Canoagem

Mundial de Va’a chega à reta final

Canoagem

Canoagem

Mundial de Va’a: Taiti mostra sua força e Brasil apresenta evolução

Canoagem

Canoagem

Mundial de Va’a: Nova Zelândia fica com o ouro e Brasil faz bonito

Taiti 2017

Taiti 2017

Por dentro da Te Aito 2017