MENU COMPETIÇÕES GUIA WAVESCHECK
Canoagem
Luto no Va'a nacional
Por Redação SupClub em 03/04/17
José Aguimarino Jesus, o 'Zecão da Canoagem', morre aos 49 anos vitima de uma emboscada na porta de sua casa. Remador era considerado um ícone da paracanoagem com diversos títulos na carreira.
750x500
Zecão era uma das figuras mais queridas pela comunidade do Va'a e da paracanoagem brasileira. Foto: Reprodução.

 

A comunidade do Va'a brasileiro amanheceu nesta segunda-feira (3) chocada e de luto pela morte de uma das figuras mais queridas da canoagem nacional. José Aguimarino Jesus, o “Zecão da Canoagem”, de 49 anos, morreu no último domingo (2) assassinado ao chegar em sua residência no bairro Rio Pequeno, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. 

 

O paratleta, que detinha o título de vice-campeão mundial de canoagem maratona em 2016, além de ser um remador de elite do Va'a brasileiro, foi vítima de uma emboscada: informações do noticiário paranaense dão conta de que cinco pessoas estavam escondidas no condomínio Serra Mar, onde o canoísta morava, e o abordaram ao parar seu carro. Um homem armado e encapuzado foi na direção de Zecão e atirou. O esportista, que estava com a mulher e o filho de quatro anos, ainda tentou fugir, mas não conseguiu.

 

A Polícia Civil investiga o caso, tenta identificar a pessoa que matou Zecão e ainda não divulga a motivação do crime oficialmente. Mas, segundo informações de emissoras locais, o paratleta teve uma discussão com um homem três dias antes do crime por conta da comercialização de drogas no local e teria sido jurado de morte por ele. 

 

Zecão era muito querido por toda a comunidade do Va'a e da canoagem brasileira. No último sábado (2) ele esteve em São Paulo, onde participou da primeira etapa do Brasileiro de Va'a realizada na represa Guarapiranga.

 

1600x1150
Zecão (à dir.) ao lado de Fernando Rufino "Cowboy" durante evento do Brasileiro de Canoagem. Foto: Reprodução.

 

Após a divulgação da notícia, não demorou para que diversos remadores prestassem homenagens a Zecão em seus perfis nas redes sociais. Fernando Bonfá, locutor de eventos que atuou na locução da primeira etapa do Brasileiro escreveu em seu perfil: 

 

"Fui impactado com uma terrível notícia: um dos nossos principais atletas da paracanoagem nos deixou de maneira abrupta. Mais uma vítima da criminalidade desenfreada que assola nosso país. Zecão estava conosco nesse sábado, feliz por estar ali participando de mais uma competição, rindo das tradicionais galhofas que digo durante as provas. Gente boníssima, vai fazer uma falta imensa a todos. Hoje meu agradecimento vai pra você Zecão, que Deus conforte a sua alma e a sua família.", escreveu Bonfá.

 

Fernando Rufino, o Cowboy, que foi medalhista de prata no caiaque no Campeonato Mundial na Rússia e bronze na mesma prova na Itália, também se mostrou consternado com a notícia:

 

"Uma GRANDE amigo, pai de família trabalhador um grande paratleta, incentivador de várias pessoas pro esporte, etc. Se a modalidade da Paracanoagem fosse escolher um atleta símbolo seria ele José Aguimarino de Jesus 'Zecão'. Vai em paz, Zeca, e que Deus conforte a família e amigos", publicou Rufino.

 

Zecão também jogou futebol e praticou ciclismo e atletismo. Em 2006, foi campeão junto com a Seleção Paraense de Futebol para Amputados da Copa do Brasil de Futebol. No atletismo, participou do Circuito Paralímpico de Atletismo e Natação, quando obteve uma medalha de ouro no arremesso de peso e duas medalhas de prata no lançamento do dardo e no lançamento do disco. Ele foi campeão brasileiro de canoagem em 1999 e vice no Mundial de Canoagem Maratona em 2016, modalidade não-olímpica.

 

O SUPCLUB presta condolências aos familiares e amigos de Zecão. 

 

Fonte: G1

 

 

 

 

 

Veja também
Sul-Americano de Va'a

Sul-Americano de Va'a

Capixabas levam a supermaster

Canoagem Polinésia

Canoagem Polinésia

Expedição Alcatrazes de Va’a

Canoagem

Canoagem

Mundial de Canoagem Oceânica

Canoagem Polinésia

Canoagem Polinésia

Hawaiki Nui Vaa 2017

Canoagem Polinésia

Canoagem Polinésia

Ítalo Va’a rumo ao Sul-Americano

Canoagem Polinésia

Canoagem Polinésia

Festa do Va’a no Rio de Janeiro

Canoagem Polinésia

Canoagem Polinésia

Red Bull Wa’a vence a 65ª Molokai Hoe

Canoagem Polinésia

Canoagem Polinésia

Passaúna Paddle Club batiza novas canoas

Competições

Competições

Show de remos em Vitória

Canoagem

Canoagem

Inscrições abertas para a Volta à Ilha de Vitória

Canoagem Polinésia

Canoagem Polinésia

Lições taitianas

Canoagem

Canoagem

Competição épica encerra o Mundial de Va'a no Taiti

Canoagem

Canoagem

Mundial de Va’a chega à reta final

Canoagem

Canoagem

Mundial de Va’a: Taiti mostra sua força e Brasil apresenta evolução

Canoagem

Canoagem

Mundial de Va’a: Nova Zelândia fica com o ouro e Brasil faz bonito

Taiti 2017

Taiti 2017

Por dentro da Te Aito 2017