MENU COMPETIÇÕES GUIA WAVESCHECK
Canoagem
Mundial de Va’a chega à reta final
Por Redação SupClub em 30/06/17
Na reta final do Mundial de Va'a, Monica Pasco conquista o melhor resultado individual para o Brasil, Masters da Brava'a fazem bonito e taitianos confirmam supremacia do esporte. Competição se encerra nesta sexta-feira (30) com participação da equipe Samu na Open V6. Saiba mais.
960x643
Monica Pasco conquistou o melhor resultado individual do Brasil no Mundial. Mundial de Va'a. Papeete, Taiti. Foto: Reprodução / Va'a News.

 

A supremacia taitiana novamente se fez presente na quinta-feira (29) quando foram realizadas as disputas de V1 Open Feminino, V6 Master e Junior do Mundial de Va’a, evento que esta sendo realizado em Papeete Taiti, sob chancela da IVF (International Va’a Federeation).

 

960x643
Público marcando presença. Foto: Reprodução.

As disputas começaram às 15h15 (horário de Brasília) com a prova de V1 Feminino Open 18 km coma presença de 16 entre as melhores remadoras de V1 do mundo. Mas foi a taitiana Hinatea Bernadino quem comandou o espetáculo.

 

Hinatea, que na semana passada venceu a Te Aito pela nona vez, reinou absoluta durante toda a prova, liderando a competição do início ao fim.

 

As condições estavam bastante difíceis com muita ondulação, ventos laterais e forte correnteza, no entanto, tais adversidades só ressaltaram as qualidades técnicas que são latentes entre os remadores taitianos: o domínio absoluto do surfe de canoa e um controle impressionante da técnica do leme com o uso do remo, além de claro, grande vigor físico.

 

960x643
Hinatea Bernadino reinou absoluta na V1 Open Feminino. Mundial de Va'a. Papeete, Taiti. Foto: Reprodução / Va'a News.

 

Na segunda colocação, Marianna Hodges, da Nova Zelândia, também mostrou muita técnica, mas não chegou a ameaçar a líder que venceu a prova com mais de cinco minutos de vantagem. Marcy Barbou, da Nova Caledônia, completou o pódio com a medalha de bronze.

 

O Brasil foi representado pela vicentina Monica Pasco, que no dia anterior havia remado 27 km na prova de V6 Open Feminino, juntamente com a equipe Matero conquistando a sétima colocação. Monica fez uma bela prova, travando um duelo particular contra a argentina Ayelen Scuderi pela sexta colocação em condições duríssimas de raia. Ambas alternaram posições ao longo de boa parte da prova, porém, nos quilômetros finais Ayelen conseguiu abrir vantagem sobre a brasileira e cruzou a linha de chagada na sexta colocação. Mônica veio logo atrás, em sétimo, e conquistou com muita garra o melhor resultado individual do Brasil no Mundial.

 

Em seguida foi a vez das categorias Master e Junior V6 entrarem na água. O Brasil foi representado pela equipe Brava’a na Master, composta por Felipe Neumann, Marcelo Lins, Marcelo Bosi, Carlos Ribeiro “Chines”,  Manoel Martins e Carlos Aires “Carlão”.

 

960x643
Brasileiros da Brava'a fizeram bonito na Master V6. Mundial de Va'a. Papeete, Taiti. Foto: Reprodução / Va'a News.

 

Os brazucas fizeram bonito e remaram forte conquistando a sétima colocação entre as 12 melhores equipes nacionais de másters do mundo na categoria V6. No primeiro lugar, mais uma medalha de ouro para o Taiti, tendo a equipe de Rapa Nui na segunda colocação, protagonizando uma chegada emocionante e muito comemorada. O time da Nova Zelândia completou o pódio com a medalha de bronze.

 

Na categoria Junior V6, que não cintou com a participação de brasileiros, o ouro ficou com o Taiti, a prata com o Havaí e o bronze com a Nova Caledônia.

 

Após o penúltimo dia de disputas, o Taiti já não pode mais ser alcançado no quadro de medalhas e é, portanto, a nação vencedora do Mundial. A briga agora é pela segunda e terceira colocação. Veja como está o quadro de medalhas após a conclusão do penúltimo dia de disputas:

 

883x1440
Mundial de Va'a. Papeete, Taiti. Foto: Reprodução.

 

 

O mundial se encerra nesta sexta-feira (30) com as provas de V6 Open Masculino, com a participação dos brasileiros da Samu, às 16h45 (Brasília), V1 Junior Feminino e V1 Master Feminino.

 

ACOMPANHE AO VIVO - competição que terá transmissão ao vivo poderá ser acompanha no SupClub com locução em inglês AQUI.

 

Confira a programação (horário de Brasília):

 

LARGADA

VA'A

DISTANCIAS

CATEGORIA

BRASILEIROS

16h45

V6

27km

OPEN MASCULINO

Samu

19h45

V1

18km

MASTER FEMININO

 

19h45

V1

18km 

 JUNIOR FEMININO

 

 

MATÉRIAS RELACIONADAS:

 

Mundial de Va’a: Taiti mostra sua força e Brasil apresenta evolução

 

Mundial de Va’a: Nova Zelândia fica com o ouro e Brasil faz bonito

 

Por dentro da Te Aito 2017

 

Te Aito 2017: Participação Brazuca e show de Kevin Jérusalemy

 

Treinos e abertura da Te Aito

 

Na expectativa para a Te Aito e Mundial de Va’a

 

Chegada ao Taiti

 

Veja também
Sul-Americano de Va'a

Sul-Americano de Va'a

Capixabas levam a supermaster

Canoagem Polinésia

Canoagem Polinésia

Expedição Alcatrazes de Va’a

Canoagem

Canoagem

Mundial de Canoagem Oceânica

Canoagem Polinésia

Canoagem Polinésia

Hawaiki Nui Vaa 2017

Canoagem Polinésia

Canoagem Polinésia

Ítalo Va’a rumo ao Sul-Americano

Canoagem Polinésia

Canoagem Polinésia

Festa do Va’a no Rio de Janeiro

Canoagem Polinésia

Canoagem Polinésia

Red Bull Wa’a vence a 65ª Molokai Hoe

Canoagem Polinésia

Canoagem Polinésia

Passaúna Paddle Club batiza novas canoas

Competições

Competições

Show de remos em Vitória

Canoagem

Canoagem

Inscrições abertas para a Volta à Ilha de Vitória

Canoagem Polinésia

Canoagem Polinésia

Lições taitianas

Canoagem

Canoagem

Competição épica encerra o Mundial de Va'a no Taiti

Canoagem

Canoagem

Mundial de Va’a: Taiti mostra sua força e Brasil apresenta evolução

Canoagem

Canoagem

Mundial de Va’a: Nova Zelândia fica com o ouro e Brasil faz bonito

Taiti 2017

Taiti 2017

Por dentro da Te Aito 2017