MENU COMPETIÇÕES GUIA WAVESCHECK
Noronha Canoe Clube
Noronha na Remada Cerimonial
Por Alex Araujo em 21/09/18
Mais de 70 pessoas se reuniram na Praia da Conceição para falar por aqueles que não podem se expressar.
960x1280
Noronha Canoe Clube Foto: Chico Bala

 

O Brasil recebe pela primeira vez a Reunião da Comissão Internacional Baleeira (CIB), na capital catarinense, Florianópolis. Oitenta e oito países discutem decisões sobre de caça comercial de baleias e a criação de um santuário de baleias no Atlântico Sul.


Organizações de proteção ambiental de diferentes partes do mundo programaram atos contrários às intenções de caça as baleias e favoráveis a criação do santuário que existe como proposta desde 2001. A ONG Austrália Surfers for Cetaceans (S4C), convocou todos aqueles que vivem em regiões costeiras, todos os amantes dos oceanos, a uma remada cerimonial para falarmos por aqueles que não podem falar por si. Noronha não poderia ficar de fora.

A ação foi realizado no último dia 12 de setembro na Praia da Conceição, e contou com café da manhã oferecido pela Pousada Teju Açu e músicos locais. Mais de setenta pessoas foram sensibilizadas com informações atuais sobre o cenário dos cetáceos e tiveram a oportunidade de manifestar seu carinho e respeito por todas as baleias e golfinhos, quando se juntaram para uma foto aérea coletiva formando o desenho de uma cauda de baleia na areia. A foto foi feita pelo fotógrafo local Chico Bala. Em seguida os participantes foram para água e prestaram suas homenagens oferecendo orações e rosas em reverencia a essas criaturas marinhas incríveis, que algum dia de algum modo, tiveram seu direito de liberdade e passagem segura pelos mares violados.

894x851
Noronha Canoe Clube Foto: Patrícia Lindoso

 

Pela importância dos golfinhos-rotadores para Fernando de Noronha, que também conta com a visita sazonal das baleias-jubartes e outras espécies de mamíferos marinhos, surfistas, mergulhadores, remadores, comunidade local e visitantes de diferentes partes do mundo entraram nesta corrente mundial.

 

A programação entrou no calendário das comemorações dos 30 anos do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, que teve seu decreto afirmando principalmente o compromisso para proteger os golfinhos rotadores de Noronha, que são assistidos pelo Projeto Golfinho Rotador, que completou 28 anos na ilha.

1280x719
Noronha Canoe Clube Foto: Patrícia Lindoso

 

O evento contou com o apoio do Noronha Canoe Clube, Noronha Vaa, ASFN, Alma Solar Noronha, Biapó, EcoNoronha, Casa do Doca, Água Cacimba do Padre e toda a comunidade noronhense.

 

Aloha!

Veja também
Lokomaikaii

Lokomaikaii

Nunca pule uma canoa havaiana!

Mestre do Mar

Mestre do Mar

A banalização dos acidentes de remo.

Lokomaikaii

Lokomaikaii

O Mistério da Banana na Canoa

Va’a nos seus sentidos

Va’a nos seus sentidos

Inclusão pela Canoa Havaiana!

Mestre do Mar

Mestre do Mar

Surf de Canoa: Emoção e Perigo

Rumo Norte Expedições

Rumo Norte Expedições

Rio Arapiuns

Mestre do mar

Mestre do mar

Riscos nos esportes a remo

POA VA'A e Sava Clube

POA VA'A e Sava Clube

Movimenta Zona Sul

Lokomaikaii

Lokomaikaii

“Com quantos paus se faz uma canoa?”

Instituto São Sebá Va'a

Instituto São Sebá Va'a

Va'a com saúde

IMUA Ceará

IMUA Ceará

Downind de OC4

Copa Va'a

Copa Va'a

Cultura havaiana no Rio

Mestre do mar

Mestre do mar

Navegando Legal

Expedição Kaleopapa

Expedição Kaleopapa

Volta á Ilha dos Frades

Superando Limites

Superando Limites

Cauê Serra

Lokomaikaii

Lokomaikaii

O Batismo de canoas