MENU COMPETIÇÕES GUIA WAVESCHECK
Maui Nui Race
Parece uma prova qualquer, mas não é.
Por Alex Araujo em 12/09/18
O Brasileiro Theo Andrade do Rio Ocean Club (ROC), esta há 2 meses no Hawaii vivendo e vivenciando a cultura das ilhas.
Maui Nui Race. Foto: Divulgação
Maui Nui Race. Foto: Divulgação

Organizada pela Hawaiian Outrigger Canoe Voyaging Society, esse desafio está inspirado nas grandes travessias feitas pelos ancestrais do seu presidente, o Kahuna Uncle Kimokeo Kapahulehua.

 

Trata-se de 2 dias de travessia, completando a circuncavegaçao da ilha de Lanai, partindo e retornando para Maui. São um total de 130km, divididos em um downwind de 94km no primeiro dia com pernoite em Lanai e um upwind de 36km no segundo dia. A prova é do tipo revezamento, com barco e staff de apoio e estrutura para os remadores em 3 pontos distintos.

 

O primeiro dia estava clássico, com ondas e vento 100% favoráveis. As canoas surfaram muito no Pailolo Channel e mergulhar entre as ilhas para fazer as trocas foi uma experiência inesquecível. Um excelente treino para a prova do próximo sábado. Logo depois que contornamos Lanai para dar a volta o vento parou e as ondas diminuíram. Foi a parte mais dura da prova pois o sol estava castigando, mas éramos recompensados em cada mergulho naquele mar com uma cor azul que antes eu desconhecia.

1280x893
Lanai, Maui Nui Race Foto: Divulgação.

 

Eu fui convidado pelo Kahuna Kimokeo a compor uma equipe que ele iria participar e foi uma honra para mim fazer parte dessa tripulação, ainda mais com ele no leme boa parte do tempo. 


A interação com os outros membros da equipe foi simplesmente perfeita e nesse dia eu pude compreender um pouco mais sobre o espírito aloha havaiano. Quando chegamos em Lanai uma estrutura impecável estava esperando por nós, com sanduiches, cerveja, banda de reggae em um parque na beira do mar. Depois de estender a minha rede na árvore e tomar banho, todos nós nos reunimos para o Jantar.  As equipes se apresentaram, alguns atletas fizeram seus relatos e conheci remadores de todo Hawaii, outros estados dos EUA, Canadá e Inglaterra. Depois disso, logo fomos dormir o sono dos justos.

 

No dia seguinte, o café da manhã foi servido de 6:00 ás 7:30 e de 7:00 ás 8:00 pick-ups foram disponibilizadas para levar os apetrechos de camping para os barcos de apoio que estavam aguardando em outro ponto. Eu fiquei impressionado com a logística e organização da prova.

1024x768
Troféu do evento Maui Nui Race Foto: Divulgação.

 

Alimentação, barcos de apoio e fiscalização de prova de primeira. O segundo dia foi bem mais curto, mas um upwind até chegar em Maui. Foi um mega desafio físico e mental remar contra a energia das ondas e do vento, fazendo de tudo para interpretar a ondulação para fazer as trocas no momento certo. Chegando no final da prova, confesso que eu não queria que acabasse e o nome Hawaiian Outrigger Canoe Voyaging society estava ecoando na minha cabeça. Eu pessoalmente sou aficicionado por expedições de canoa havaiana e viagens em mar aberto. Ficamos em segundo lugar na categoria MIXED OPEN e ganhamos um troféu de Madeira Koa e uma medalha em forma de abridor de garrafa, entre outros brindes dos patrocinadores.

A grande lição dessa prova foi muito clara para mim: Quando se trata de uma long-distance dessa magnitude, é claro que queremos chegar primeiro, mas o que prevalece no final é a interação entre as equipes e principalmente o respeito entre os remadores.

O próximo desafio será sábado que vem, Pailolo Challenge. Acredito que essa prova será épica, em virtude do furacão que está se aproximando na próxima quarta-feira. Provavelmente no sábado ainda teremos resquícios do storm com ondas ainda maiores e quase o dobro de vento empurrando as canoas onda a baixo.

Espero que a prova não seja cancelada!

Por: Theo Andrade

Veja também
Mestre do Mar

Mestre do Mar

Palavra do capitão

Lokomaikaii

Lokomaikaii

E Ala E - Um Canto ao Sol Nascente

Mestre do Mar

Mestre do Mar

Invasão desordenada!

Canoa para todos

Canoa para todos

São Sebastião é destaque em canoagem

Mestre do Mar

Mestre do Mar

Manobras de segurança

Lokomaikaii

Lokomaikaii

Nunca pule uma canoa havaiana!

Mestre do Mar

Mestre do Mar

A banalização dos acidentes de remo.

Lokomaikaii

Lokomaikaii

O Mistério da Banana na Canoa

Va’a nos seus sentidos

Va’a nos seus sentidos

Inclusão pela Canoa Havaiana!

Mestre do Mar

Mestre do Mar

Surf de Canoa: Emoção e Perigo

Rumo Norte Expedições

Rumo Norte Expedições

Rio Arapiuns

Mestre do mar

Mestre do mar

Riscos nos esportes a remo

POA VA'A e Sava Clube

POA VA'A e Sava Clube

Movimenta Zona Sul

Lokomaikaii

Lokomaikaii

“Com quantos paus se faz uma canoa?”

Instituto São Sebá Va'a

Instituto São Sebá Va'a

Va'a com saúde

IMUA Ceará

IMUA Ceará

Downind de OC4