MENU COMPETIÇÕES GUIA WAVESCHECK
Maui Nui Race
Parece uma prova qualquer, mas não é.
Por Alex Araujo em 12/09/18
O Brasileiro Theo Andrade do Rio Ocean Club (ROC), esta há 2 meses no Hawaii vivendo e vivenciando a cultura das ilhas.
Maui Nui Race. Foto: Divulgação

Organizada pela Hawaiian Outrigger Canoe Voyaging Society, esse desafio está inspirado nas grandes travessias feitas pelos ancestrais do seu presidente, o Kahuna Uncle Kimokeo Kapahulehua.

Trata-se de 2 dias de travessia, completando a circuncavegaçao da ilha de Lanai, partindo e retornando para Maui. São um total de 130km, divididos em um downwind de 94km no primeiro dia com pernoite em Lanai e um upwind de 36km no segundo dia. A prova é do tipo revezamento, com barco e staff de apoio e estrutura para os remadores em 3 pontos distintos.

O primeiro dia estava clássico, com ondas e vento 100% favoráveis. As canoas surfaram muito no Pailolo Channel e mergulhar entre as ilhas para fazer as trocas foi uma experiência inesquecível. Um excelente treino para a prova do próximo sábado. Logo depois que contornamos Lanai para dar a volta o vento parou e as ondas diminuíram. Foi a parte mais dura da prova pois o sol estava castigando, mas éramos recompensados em cada mergulho naquele mar com uma cor azul que antes eu desconhecia.

1280x893
Lanai, Maui Nui Race Foto: Divulgação.

Eu fui convidado pelo Kahuna Kimokeo a compor uma equipe que ele iria participar e foi uma honra para mim fazer parte dessa tripulação, ainda mais com ele no leme boa parte do tempo.

A interação com os outros membros da equipe foi simplesmente perfeita e nesse dia eu pude compreender um pouco mais sobre o espírito aloha havaiano. Quando chegamos em Lanai uma estrutura impecável estava esperando por nós, com sanduiches, cerveja, banda de reggae em um parque na beira do mar. Depois de estender a minha rede na árvore e tomar banho, todos nós nos reunimos para o Jantar.  As equipes se apresentaram, alguns atletas fizeram seus relatos e conheci remadores de todo Hawaii, outros estados dos EUA, Canadá e Inglaterra. Depois disso, logo fomos dormir o sono dos justos.

No dia seguinte, o café da manhã foi servido de 6:00 ás 7:30 e de 7:00 ás 8:00 pick-ups foram disponibilizadas para levar os apetrechos de camping para os barcos de apoio que estavam aguardando em outro ponto. Eu fiquei impressionado com a logística e organização da prova.

1024x768
Troféu do evento Maui Nui Race Foto: Divulgação.

Alimentação, barcos de apoio e fiscalização de prova de primeira. O segundo dia foi bem mais curto, mas um upwind até chegar em Maui. Foi um mega desafio físico e mental remar contra a energia das ondas e do vento, fazendo de tudo para interpretar a ondulação para fazer as trocas no momento certo. Chegando no final da prova, confesso que eu não queria que acabasse e o nome Hawaiian Outrigger Canoe Voyaging society estava ecoando na minha cabeça. Eu pessoalmente sou aficicionado por expedições de canoa havaiana e viagens em mar aberto. Ficamos em segundo lugar na categoria MIXED OPEN e ganhamos um troféu de Madeira Koa e uma medalha em forma de abridor de garrafa, entre outros brindes dos patrocinadores.

A grande lição dessa prova foi muito clara para mim: Quando se trata de uma long-distance dessa magnitude, é claro que queremos chegar primeiro, mas o que prevalece no final é a interação entre as equipes e principalmente o respeito entre os remadores.

O próximo desafio será sábado que vem, Pailolo Challenge. Acredito que essa prova será épica, em virtude do furacão que está se aproximando na próxima quarta-feira. Provavelmente no sábado ainda teremos resquícios do storm com ondas ainda maiores e quase o dobro de vento empurrando as canoas onda a baixo.

Espero que a prova não seja cancelada!