MENU COMPETIÇÕES GUIA WAVESCHECK
Canoagem
Sampa abre a nova fase do Va'a nacional
Por Tiago Barra em 05/04/17
Va'a SUP Cup recebe os melhores remadores do país para a realização da primeira etapa do Brasileiro de V1, V1R e V2R realizada na represa de Guarapiranga, em São Paulo (SP). Evento marcou o início das atividades da CBVA'A. Confira o balanço da etapa.
Va'a SUP Cup - 1ª etapa do Brasileiro de V1, V1R e V2R. Guarapiranga, São Paulo (SP). Foto: Carla Falleiros.
Va'a SUP Cup - 1ª etapa do Brasileiro de V1, V1R e V2R. Guarapiranga, São Paulo (SP). Foto: Carla Falleiros.

Aconteceu no sábado, dia 1º de abril, no Yacht Club Paulista, às margens da Represa Guarapiranga em São Paulo-SP, o primeiro Va’a Sup Cup do ano. Dessa vez focado nas canoas, o campeonato foi o palco da 1ª etapa no circuito Brasileiro de V1, V1R e V2R, chancelado pela CBVA’A.

 

Após a saída do Va’a da CBCa e a criação da comissão formadora da CBVA’A, coube ao Va’a Sup Cup a tarefa de abrir essa nova fase da canoagem no Brasil.

 

Com 130 canoas na água, incluindo V2R (OC2), foram totalizados quase 150 atletas inscritos, que enfrentarem os fortes ventos que dominaram a Represa por todo o dia de competições.

 

As duas primeiras largadas do dia tiveram as V1 e V1R, provas principais do campeonato, que tiveram pela frente percurso de 14km contornando 4 ilhas da Guarapiranga. Com disputas emocionantes, a V1 Open masculina teve como grande vencedor Robert Almeida, a prata da casa surpreendeu, vencendo o atleta Rogério Mendes, franco favorito da prova que ficou com a segunda colocação e o título de campeão na categoria Master. No feminino a atleta de Santos, Andressa Saboya foi a grande campeã, abrindo quase 1 minuto de vantagem em cima da segunda colocada Monica Pasco, em 3º Jessika Moah fechou o pódio da categoria.

 

Nas categorias da V1R (OC1), Murilo Pinheiro levou a prova que foi disputada remada a remada entre ele, Paulo dos Reis e Rafael Leão, que chegaram com diferença de poucos segundos de distância, fechando o pódio em 2º e 3º respectivamente. Na quarta colocação, Rafael Santacreu, atleta da casa, mostrou que está afiado com os treinos e que vai com tudo para defender seu título no Kialoa Paddle Challenge, dos mesmos organizadores do Va’a Sup Cup, que acontece dia 26 de agosto. No feminino o pódio foi composto por Marte Terra Moraes Porto em 1º, Yasmin Carvalho em 2º, que vem em grande ascensão e promete ser um dos grandes nomes da OC1 no Brasil, e Dayone Rossi em 3º.

 

O dia de competições continuou com as categorias V1 e V1R Júnior, V1 ParaVa’a e V2R. Sempre castigados pelos ventos, os remadores destas categorias tiveram pela frente 8km de prova. A competições do ParaVa’a ficou marcada para a história como a última de José Agmarino de Jesus Coelho, onde conquistou a segunda colocação da prova. Esbanjando alegria e descontração, ao final da prova, “Zécão”, como era conhecido, ficou de pé em sua V1 se equilibrando com perfeição e destreza a pesar de sua deficiência. A categoria ParaVa’a teve seu pódio composto por Zécão na 2ª colocação, Caio Ribeiro em 1º e o garoto Guilherme Cruz em 3º.

 

O evento contou com o ótimo clima de sempre no YCP, onde todos puderam se divertir, acompanhar largadas e chegadas emocionantes e desfrutar da tradicional macarronada da Dona Tereza na impecável estrutura do clube, que teve no mesmo dia campeonato de HPE 25, o que tornou o dia ainda mais interessante para todos que acompanharam as competições.

 

Para as canoas, o próximo encontro com o YCP será o Kialoa Paddle Challenge, prova de 21km que acontece no dia 26 de agosto e terá inscrições abertas em Junho.

 

RESULTADOS - Os resultados oficiais podem ser conferidos no site da CBVA'A.

 

Veja também
Competições

Competições

Show de remos em Vitória

Canoagem

Canoagem

Inscrições abertas para a Volta à Ilha de Vitória

Canoagem Polinésia

Canoagem Polinésia

Lições taitianas

Canoagem

Canoagem

Competição épica encerra o Mundial de Va'a no Taiti

Canoagem

Canoagem

Mundial de Va’a chega à reta final

Canoagem

Canoagem

Mundial de Va’a: Taiti mostra sua força e Brasil apresenta evolução

Canoagem

Canoagem

Mundial de Va’a: Nova Zelândia fica com o ouro e Brasil faz bonito

Taiti 2017

Taiti 2017

Por dentro da Te Aito 2017

Canoagem

Canoagem

Te Aito 2017: Participação Brazuca e show de Kevin Jérusalemy

Taiti 2017

Taiti 2017

Treinos e abertura da Te Aito

Direto do Taiti

Direto do Taiti

Na expectativa para a Te Aito e Mundial de Va’a

Taiti 2017

Taiti 2017

Chegada ao Taiti

Canoagem

Canoagem

Canoa Bahia brilha na França

Canoagem

Canoagem

Brasileiros na maior prova de Va’a da Europa

Canoagem

Canoagem

Entrevista – Igor Lourenço Oliveira

Canoagem

Canoagem

A história do surfe de canoa polinésia