MENU COMPETIÇÕES GUIA WAVESCHECK
Expedição Kaleopapa
Volta á Ilha dos Frades
Por Redação SupClub em 26/10/18
Frank Faro explorando as belezas do Litoral baiano.
LADO OESTE DOS FRADES, Expedição Kaleopapa. Foto: Divulgação

No dia 24 de outubro foi um dia de boas condições para remar em volta da ilha dos Frades de canoa havaiana. Após 3 dias de muita chuva no Recôncavo baiano derivado de uma frente fria que chegou do sudeste do Brasil com muitas nuvens baixas e ventos fortes trazendo muita chuva torrencial para a região, o vento parou e o sol saiu para a felicidade da tripulação.

Já vinha planejando essa remada a mais de 10 dias, mas como a canoa Kaleopapa se encontra a 70 km da cidade teria de ver disponibilidade de remadores parceiros que estivessem disponíveis para se deslocarem e terem um dia emocionante em volta da ilha verde de selo azul no meio da Baia de todos os Santos.

A previsão era que seria sol e na noite anterior já podia ver a lua e as estrelas, mas ao amanhecer vi as nuvens carregadas. Mas após ter estudado vários sites de tempo acreditei que seria o dia para fazer esse ataque a ilha mesmo apenas com mais 3 remadores, o Wagner Lancelotti, Dona Eva e o Rubens Shock que levou seu SUP para dar uma remada até a ilha de Bom Jesus no meio da nevoa da garoa que caia no canal mais fundo da baia.

GALERA NO lORETO, Expedição Kaleopapa Foto: Divulgação

Na saída ainda garoava na mare seca mas não tinha vento, mar liso e muita vontade de começar a remada de 20 km planejada com as paradas para 4 horas de contemplação, banhos, fotos, e braço já que o peso da canoa ultrapassa 250 quilos, estávamos levando vários sanduiches, suco, agua, gel e rapadura para energizar o final da remada, além de batata e ovos para o início.

Passamos pela Capela de N. S. do Loreto que foi construída em 1645, por Francisco da Costa, dono da Ilha dos Frades, na época. Sua elegante fachada branca, com volutas e contra volutas amarelo ouro, fica na beira da água e se encontra toda reformada com suas portas e janelas verdes e eira e beira amarela.

Em seguida passamos pela vila de Paramana com sua estátua de Iemanjá em cima do coral e suas casas de alvenaria de frente para o canal profundo e a ilha de Mare’, com águas cristalinas e em seguida rasas com muito siri e tainhas pulando.

1024x768
BOM JESUS AREIA BRANCA , Expedição Kaleopapa Foto: Divulgação

Após o píer da vila apenas o verde da mata e o branco dos pássaros que voam num silencio magnifico apenas quebrado pelo ronco dos remos na água da baia, sendo que para nossa alegria o sol começou a aparecer e fazer as cores brilharem num dia que eu sentia que ia ser inesquecível.

Após algumas praias e matas encontramos uma enseada perfeita para o lanche já que era perto do meio dia e a fome já apertava. Paramos e o Rubens foi falar com um homem que tomava conta de uma sitio onde tinha um lago e tinha um Tatu nadando...Essa foi uma ótima parada...com uma sombra magnifica armamos nosso almoço com sanduiches de atum com molho de tomate fresco e frango com alface, rúcula e manjericão, suco de laranja, acerola e gengibre.

Passamos pela praia da viração, Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, a praia mais importante da ilha que tem terminal para turistas, restaurantes e uma bela praia de areia branca e águas cristalinas, assim como uma capela no alto de um Morro.

Ao alcançar o outro lado da ilha começaríamos a ir a favor do vento que era fraco mas também a favor da correnteza que com a enchente da mare  empurrava a canoa havaiana Kaleopapa  para dentro da baia de Todos os Santos em direção a foz do Rio  Paraguaçu e baia de Iguape.

1032x581
WAGNER EM SUARES, Expedição Kaleopapa Foto: Divulgação.

Após percorrer toda costa verde com uma mata exuberante com coqueiros e dendezeiros chegamos numa área de manguezais e canais ate chegar na bela ilha de Suarez, e chegar ao canal de bom Jesus dos Passos para um banho final antes de pegar o barco para Madre de Deus e voltar para Salvador e sonhar com o dia magico que tivemos e poder relembrar vendo fotos, e  poder contar  histórias de tatu, siris e tainhas que não saem da minha mente.

A ilha dos Frades era onde os escravos eram deixados por 40 dias quando eles chegavam da África para não trazerem doenças como escorbuto ou tifo para o mundo novo. Bela ilha que é patrimônio natural da Nossa Baia de todos os Santos.