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SUP Dicas
4 erros básicos de remada (e como corrigi-los)
Por Jim Terrell em 30/11/17
O lendário Jim Terrell ensina quatro formas eficientes de melhorar o poder de sua remada e como corrigir eventuais erros. Confira.
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Pequenos ajustes de postura são capazes de aumentar significativamente sua eficiência de remada além de previnir lesões. Foto: Aaronpeterson.net.

 

Jim Terrell, o homem por trás da Quickblade, dedicou sua vida ao remo e ao desenvolvimento de técnicas de remada. Terrell começou a remar em canoas com seu pai aos três anos de idade.

 

Aos 11, construiu seu primeiro remo e alguns anos depois se tornaria um canoísta olímpico, representando os EUA em quatro olimpíadas.

 

Quando se aposentou como atleta, entrou de cabeça na produção de remos criando a Quickblade Paddles e, como muitos remadores, apaixonou-se pelo stand up paddle, usando toda sua expertise para produzir remos de alta qualidade.

 

Jim também mantém um centro de treinamento que recebe nomes de peso do SUP mundial interessados em trocar experiências, desenvolver sua técnica e corrigir erros.

 

Neste artigo, Terrell fala sobre 4 erros básicos de remada e como corrigi-los:

 

Para começar, vamos dividir o ciclo da remada em quatro fases:

 

- A captura: quando a pá do remo entra na água.

 

- O poder: onde você está realmente pressionando o remo para projetar-se à frente.

 

- A saída: quando a pá é liberada da água.

 

- A recuperação: onde você está deslizando e reiniciando para o próximo golpe.

 

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O mestre Jim Terrell aprimorando a técnica no centro de treinamento da Quickblade. Foto: Arquivo pessoal.

 

Agora, vamos aos erros de técnica mais comuns:

 

1. Não cavar a pá do remo suficientemente fundo na água

 

A maioria das pessoas foca na distância, mas a coisa mais importante, não importa o quão longe você chegar, é manter a pá do remo completamente debaixo d’água - tão cedo quanto possível. As pessoas tendem a puxar o remo para trás antes que a pá fique totalmente submersa. Há ai um desperdício de energia que produz ineficiência.

 

Para corrigir isso, a concentração deve ser em pressionar a pá para baixo. Você deve sentir uma boa conexão com a água antes de puxar o remo. Quanto mais silenciosa for sua remada, mais eficiente ela será.

 

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Uma técnica errada além de ineficiente, pode lever a lesões. Foto: Reprodução.

2. Não utilizar os grandes músculos das pernas e do tronco durante a fase de potência

 

Um bom remador trabalha o corpo inteiro e não somente os braços. As pernas e o tronco são onde o poder está. Então, você precisa aprender a usar o que eu chamo de “forças rotacionais”, usando esses grandes músculos grandes em vez dos pequenos músculos de seus braços. Isso lhe dará muito mais pode de projeção por remada.

 

3. Não levantar-se rapidamente na saída

 

Após uma queda, em uma largada ou nas primeiras remadas, ou seja, no que chamamos de “saída”, muitas pessoas mantêm-se curvadas, com os joelhos muito flexionados e o quadril baixo por mais tempo do que precisam.

 

Se você faz isso, está atrasando o impulso do seu corpo e desperdiçando energia. Observe bons remadores e repare que mesmo que se abaixem muito, eles trazem seus quadris para cima rapidamente.

 

4. Remadas muito curtas.

 

Algumas pessoas encurtam muito o tempo em que a pá está na água e também a sua recuperação.

 

Isso leva o remador a manter-se com os músculos contraídos por mais tempo do que o necessário e pode acarretar lesões como a tendinite.

 

Valorize sua remada e atenção também à postura de seus braços. Mantenha o pulso reto e deixe o remo rolar naturalmente. Minimize grandes movimentos circulares com a mão superior, buscando uma projeção mais retilínea, enquanto a mão inferior deve seguir um traçado mais oval.

 

Projete um traçado de remada agradável, eficiente e longo.

 

Fonte: SUP The Mag

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