MENU COMPETIÇÕES GUIA WAVESCHECK
Remada noturna
5 dicas para remar durante a noite
Por Redação SupClub em 15/01/18
Dicas fundamentais que irão enriquecer e tornar segura a sua experiência de remada após o pôr do sol. Confira!
712x400
Remar durante a noite é uma experiência única. Mas cuidados básicos são necessários para que tudo corra tranquilamente. Foto: Reprodução.

 

Muita gente aproveita o horário de verão para dar uma remada no final de tarde, após a saída do trabalho. O pôr do sol e suas cores oferecem momentos únicos de contemplação da natureza, mas, muitas vezes deixa um “gostinho de quero mais”, afinal, nem todos estão dispostos a remar durante a noite.

 

No entanto, essa é uma pratica muito bacana, sobretudo nas noites de lua cheia. É necessário, porém, que algumas medidas de segurança sejam tomadas antes de se aventurar em uma remada noturna. Abaixo, listamos cinco dicas muito importantes que vão lhe ajudar a curtir ainda mais as noites quentes de verão!

 

LOCALIZAÇÃO

 

Escolher a localização adequada é o primeiro passo para uma experiência segura e divertida. Uma baía calma ou lago são locais ideais para uma sessão noturna. Certifique-se de verificar a previsão do tempo antes, intensidade dos ventos e chuvas (principalmente trovoadas) é mandatório para quem vai fazer uma remada noturna. Lembre-se de que a sua visão estará limitada e que você está lidando com elementos da natureza muito mais poderosos do que você!

 

PLANEJE SUA ROTA

 

Uma medida de segurança inteligente é planejar sua rota e informar alguém em terra qual será seu percurso e tempo de retorno esperado. Assim, em qualquer eventualidade, as pessoas saberão quais são os locais onde você estará na calada da noite. E, claro, planeje uma rota "fácil" para sua remada noturna.

 

TRAZER UM LOCALIZADOR

 

Se durante o dia já importante sair para remar com um telefone ou um localizador GPS, durante a noite torna-se indispensável. Em um caso de emergência, comunicar-se com alguém em terra firme pode fazer toda a diferença.

 

LUZES

 

Toda embarcação que trafega pela noite é obrigada a usar algum tipo de iluminação e, ainda que um SUP ou uma canoa não sejam descritos claramente na legislação de tráfego aquaviário como um tipo de embarcação, podem ser interpretados como tal.

 

Mas, cumprir a lei não deve ser o único motivo pelo qual você deve portar algum tipo de luz quando rema durante a noite. Lembre-se de que na escuridão um barco motorizado de grande porte pode não vê-lo, de forma que o quão mais fácil for a sua visualização, melhor!

 

Existem no mercado opções de iluminação a prova d’água para serem acopladas em fitas na cabeça, no peito ou na prancha. Canoas maiores como no caso da OC6 podem usar uma iluminação tradicional de barcos.

 

Luzes coloridas de cintas sob a prancha, além de garantir a sua visualização, são uma maneira divertida de atrair criaturas aquáticas até você.

 

REME EM GRUPO

 

Se você já é um remador experiente e seguir as quatro regras de segurança acima, sua remada noturna será perfeitamente segura. No entanto, recomenda-se a remadores sem muita experiência a saírem sempre em grupo para remadas noturnas. Além disso, compartilhar uma experiência como essa entre amigos será sempre uma boa ideia!

 

Fique por dentro de outras dicas para a prática do stand up paddle acessando nossa sessão SUP Dicas - Clique aqui.

 

Fonte: SUP The Mag.

 

 

Veja também
SUP Dicas

SUP Dicas

Alimente-se bem para surfar melhor ainda

SUP Dicas

SUP Dicas

4 erros básicos de remada (e como corrigi-los)

Reflexão

Reflexão

O que te faz feliz de verdade?

SUP Dicas

SUP Dicas

Diferenças básicas em fundos e outlines de um stand up paddle

SUP Dicas

SUP Dicas

6 alimentos que irão turbinar seus treinos

Humor

Humor

Arquétipos do stand up paddle

SUP Dicas

SUP Dicas

Dores no ombro

Guia de inverno

Guia de inverno

Testamos o Mormaii Flexxxa Neo

SUP Dicas

SUP Dicas

A importância do leash

SUP Dicas

SUP Dicas

Big SUP surfe

SUP Dicas

SUP Dicas

Remar é qualidade de vida

SUP Dicas

SUP Dicas

Crianças e os watersports

SUP Dicas

SUP Dicas

Iniciação no surfe de stand up paddle

SUP Dicas

SUP Dicas

Acampar numa SUP Trip

SUP Dicas

SUP Dicas

Cartilha da etiqueta do SUP Surfista.