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Pós-Carnaval
Dicas de como se recuperar da folia
Por Raphaela Brumatti em 10/02/16
Guilherme Leme, coordenador de musculação da rede de academias Bio Ritmo, listou cinco dicas sobre como se recuperar da folia de Carnaval.
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De acordo com especialista, quem abusou no feriadão deve voltar com calma aos treinos. Foto: Talles Freitas.

Voltar a treinar depois de uma maratona de festas, desfiles, bailes e blocos de Carnaval pode ser um desafio. Segundo especialistas, quando paramos de praticar atividade física, o corpo leva um tempo para voltar ao ritmo habitual. Mas para aqueles que não querem colocar o treino do ano anterior a perder, Guilherme Leme, coordenador de musculação da rede de academias Bio Ritmo, listou cinco dicas sobre como se recuperar da folia. 

 

Segundo o profissional, os principais fatores que podem afetar diretamente o ritmo do atleta durante o treino são noites mal dormidas, alimento pesado e abuso do álcool durante esse período. “Se exagerou no Carnaval, quando voltar ao treino não adianta ter pressa e querer recuperar tudo rapidamente”, comenta.

 

De acordo com Leme, é possível que o atleta perceba uma pequena diminuição da força, por isso é importante voltar com calma.“Se a ideia é praticar exercícios de corrida ou pedalar, por exemplo, é necessário reduzir o ritmo e velocidade média nos primeiros treinos, apenas para evitar que seu corpo saia de um período de repouso para um esforço intenso demais”, explica.

 

O coordenador de musculação da Bio Ritmo, explica que isso não atrapalhará os objetivos a médio prazo e que, inclusive, diminuir a intensidade também evita lesões. “Além disso, não levará mais do que duas ou três sessões de treino para que o ritmo volte ao normal”, comenta.

 

Confira as dicas do Guilherme Leme, coordenador de musculação da Bio Ritmo, para se recuperar da folia:

 

- Beba bastante água, antes, durante e depois dos treinos. “O consumo de álcool é prejudicial para a hidratação. Portanto, ao retomar os treinos, beba bastante água, pois dessa forma fica mais fácil evitar câimbras”, explica o coordenador.

 

- Evite o açúcar e a gordura em excesso. Segundo Guilherme Leme, voltar a se alimentar de forma saudável é fundamental para ter mais disposição e energia durante os treinos, além de contribuir para os resultados.

 

- Atualize o treino com carga e sequência adequados à sua capacidade. “Caso sinta que os pesos que estava utilizando estão demasiados, diminua alguns quilos e execute os exercícios corretamente. A técnica é mais importante do que a quantidade de carga”, reforça o especialista.

 

- Não adianta treinar em maior quantidade para compensar o tempo que não treinou. De acordo com o coordenador de musculação da Bio Ritmo, aumentar o volume de treinos a níveis que não se estava acostumado apenas com o intuito de repor o tempo perdido só aumenta as chances de se lesionar ou sobrecarregar músculos e estruturas articulares.

 

- Resultados não são obtidos em uma semana. “Isso quer dizer que essa semana que você parou de treinar não colocará tudo a perder, assim como exagerar na quantidade ou intensidade dos treinos ao voltar não será determinante para você chegar mais próximo do seu objetivo”, comenta Leme. Isso quer dizer que treinar em excesso é tão prejudicial quanto a má alimentação.

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