MENU COMPETIÇÕES GUIA WAVESCHECK
SUP Dicas
Iniciação no surfe de stand up paddle
Por Redação SupClub em 13/02/17
Quer surfar de SUP? Então aprenda quais são os primeiros cuidados que você deve tomar ao iniciar a prática com nossas SUP Dicas. Confira.
1200x793
Para você chegar ao nível de um SUP surfista como Wellington Reis (foto) terá que treinar muito! A boa notícia é que o surfe de stand up paddle é uma atividade viciante, ou seja, vontade de treinar não será problema! Foto: James Thisted.

 

Surfar com uma prancha e remo é uma sensação única e viciante! Porém, como toda atividade praticada no mar, exige cuidados básicos, preparo físico e conhecimento.

 

Se você não tem experiência prévia com o surfe em outras modalidades, como o longboard ou o body board, por exemplo, recomendamos que também procure um profissional capacitado para aprender as técnicas básicas na prática. Consulte nossa pag. Guia de Serviços para mais informações.

 

SUP Dicas - Iniciação no surfe de stand up paddle

 

1 – Aprenda as regras de conduta

 

Nem pense entrar no mar para surfar de SUP se você não conhece as regras básicas de conduta de um surfista. Sabe como funcionam as prioridades, quem tem preferência na hora de surfar, entre outros assuntos? Caso não saiba, leia nosso artigo “Cartilha da etiqueta do SUP Surfista” antes de avançar para a próxima dica!

 

2 - Veja onde as ondas estão quebrando

 

Observe o mar e visualize onde há mais espuma e em que direção elas estão se formado. Isso ajudará você a localizar os pontos onde se encontram os bancos de areia (ou fundos de pedra). É a partir deles que as ondas se formam e, portanto, você, ao entrar no mar, irá contornar essas áreas para não ter que tomar muitas ondas na cabeça. Ao entrar, procure também locais onde há menos aglomeração de pessoas.

 

1000x667
Regras de conduta garantem que a harmonia seja mantida até em situações mais críticas. Ainda assim, existem situações que devem ser evitadas por um surfista de stand up paddle, por isso, fuja das aglomerações na água. Foto: Swilly.

 

3 – Posicione-se para além da linha da arrebentação   

 

Coloque-se aproximadamente a 10-15 metros para além de onde as ondas estão quebrando e um pouco à frente dos demais surfistas. O remo e a flutuação de um SUP permitem ao SUP surfista entrar na onda antes do que as demais pranchas (com exceção de um longboard).  Esse posicionamento garantirá o tempo suficiente para que você gere a velocidade necessária para entrar na onda. E, não custa lembrar: respeite as demais pessoas na água e não queira entrar em todas as ondas que surgirem. Seja cortês e espere um pouco antes de surfar sua próxima onda.

 

4 - Olhe para as ondas no horizonte

 

Mantenha sua visão para um pouco abaixo da linha do horizonte e perceba a aproximação da ondulação. Dica: Você irá notar uma linha escura dentro da água vindo em sua direção. Isto significa que esta é uma onda que se aproxima.

 

5 – Reme com as pernas perpendiculares  

 

Ao remar para entrar na onda, posicione os pés de maneira perpendicular, ou seja, já se mantenha na “posição do surfista”. Evite entrar na onda remar com os pés paralelos (posição do remador) pois será muito mais difícil controlar a prancha dessa forma a partir do momento em que você é impulsionado pela onda. Dica: Antes de se aventurar a surfar de SUP, aprenda a remar com os pés perpendiculares.

 

6 - Mantenha os joelhos dobrados

 

Ao adotar a posição perpendicular, dobre seus joelhos para projetar um pouco mais do seu peso à frente da prancha. Isso irá ajudá-lo a deslizar na onda.

 

900x600
Nicole Pacelli usando o pé de trás muito bem calçado para dar a sua prancha o posicionamento necessário. Foto: ISA / Evans.

 

7 – Calce bem o pé de trás

 

Uma vez na onda, e na posição perpendicular, como os joelhos dobrados, calce bem o pé de trás. Ao entrarmos na onda, projetamos o corpo um pouco à frente para ganharmos mais impulso, porém, uma vez lá, o peso do corpo deve novamente ser distribuído entre as pernas e o pé de trás deve estar bem calçado, pois, a força aplicada nele, durante o surfe, é decisiva no direcionamento da prancha.

 

8 – Use o remo

 

Trabalhe seu remo de maneira que ele auxilie você durante o deslizar na onda. Posicione-o de maneira que a pá toque levemente a face da onda e use-lo como apoio no momento em que mudar de direção ou no ato de manobrar na parede da onda. Não é uma tarefa simples. Perceber qual deve ser a força aplicada corretamente em um remo durante o surfe de stand up paddle exige prática, mas, quando bem aplicada, eleva o esporte ao status de arte e por isso mesmo seu manuseio é muito valorizado nos julgamentos de competições.

 

1400x783
Bezinho Otero usando o remo da maneira correta em Rocky Point , Havaí. Mais do que uma arte, o uso correto do remo garante mais potência durante o surfe de stand up paddle. Foto: Bruno Lemos / Sony Brasil.

  

9 - Enjoy the ride

 

Curta os segundos mágicos em que você será conduzido por uma onda. É nesse momento que você irá perceber porque há tanta gente apaixonada pelo surfe!

 

10 – Respeite para ser respeitado

 

Só para reforçar, agora que você surfou sua primeira onda de maneira consciente, saiba quais são seus limites, respeite o mar e as pessoas que estão ao seu redor. 

 

Gostou das dicas? Então, saiba mais e confira nossa página de SUP Dicas! 

 

Veja também
SUP Dicas

SUP Dicas

Alimente-se bem para surfar melhor ainda

Remada noturna

Remada noturna

5 dicas para remar durante a noite

SUP Dicas

SUP Dicas

4 erros básicos de remada (e como corrigi-los)

Reflexão

Reflexão

O que te faz feliz de verdade?

SUP Dicas

SUP Dicas

Diferenças básicas em fundos e outlines de um stand up paddle

SUP Dicas

SUP Dicas

6 alimentos que irão turbinar seus treinos

Humor

Humor

Arquétipos do stand up paddle

SUP Dicas

SUP Dicas

Dores no ombro

Guia de inverno

Guia de inverno

Testamos o Mormaii Flexxxa Neo

SUP Dicas

SUP Dicas

A importância do leash

SUP Dicas

SUP Dicas

Big SUP surfe

SUP Dicas

SUP Dicas

Remar é qualidade de vida

SUP Dicas

SUP Dicas

Crianças e os watersports

SUP Dicas

SUP Dicas

Acampar numa SUP Trip

SUP Dicas

SUP Dicas

Cartilha da etiqueta do SUP Surfista.