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SUP Dicas
Remar é qualidade de vida
Por João Renato em 24/05/17
A busca por uma vida com mais qualidade está cada vez mais evidente. A boa notícia é que temos uma excelente maneira de alcança-la! Confira o artigo de João Renato.
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Cuidar da saúde, fazer novas amizades e desfrutar da natureza por um ângulo privilegiado: remar é qualidade de vida! Foto: Antonio Gonzaga.

 

Quando falamos em qualidade de vida, o objetivo maior é a capacidade de viver sem doenças, além da melhora de fatores psicológicos e físicos. Por isso, é importante ficar atento à inatividade física e a um estilo de vida sedentário, pois são fatores que estão relacionados diretamente ao risco do desenvolvimento ou agravamento de certas condições médicas, como doenças coronarianas ou outras alterações cardiovasculares e metabólicas.

 

Por outro lado, alguns estudos afirmam que a prática sistemática do exercício físico, está associada à ausência de sintomas depressivos ou de ansiedade e pesquisadores japoneses mostraram, em um estudo, que os benefícios obtidos a quem pratica exercícios físicos ao ar livre, são muito mais significativos à saúde.

 

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Quem se lembra de que está se exercitando em momentos como esse? Foto: Reprodução.

A pesquisa chamada “SHINRI YOKU”, que em português quer dizer FLORESTA TERAPIA, verificou que as pessoas submetidas a esse trabalho, apresentaram redução na pressão arterial, diminuição do ritmo cardíaco, e um aumento significativo nas células do sistema imunológico, responsáveis pelo controle da infecção.

 

Com o passar dos anos, a busca pela qualidade de vida tem se tornado uma aliada dos médicos, pois já está mais do que provado que uma alimentação balanceada aliada à prática de exercícios físicos e a diminuição do estresse, combatem e previnem as mais diversas doenças, sejam elas físicas ou mesmo psicológicas como o colesterol alto, diabetes, bronquites, depressão entre muitas outras. 

 

É nessa hora que atividades como o SUP, paddleboard e a canoagem polinésia se tornam uma excelente ferramenta para o condicionamento geral do praticante. A OMS (Organização mundial da Saúde) recomenda para a faixa etária de 5 a 17 anos, 60 minutos de atividade física diária; já para o grupo de 18 a 64 anos, ela recomenda até 150 minutos semanais.

 

Durante uma sessão de 1h de remada, chegamos a gastar até 700 kcal, dependendo da intensidade e duração da remada, valor esse, muito parecido com o que se gasta numa aula de “bikeclass” das academias, porém, estamos nos exercitando ao ar livre e, na maioria dos casos, cercados pela natureza.  Isso sem falar no fator lúdico e benefícios sociais, uma vez que esses momentos podem ser compartilhados por toda a família (e até seu cachorro!) em um ambiente único.

 

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Que rema sabe o quão terpeutica essa atividade pode ser. Foto: Luciano Meneghello.

 

Ou seja, existe uma série de fatores ligados à prática da remada que fazem com que o praticante exerça uma atividade física de qualidade, sem que isso se torne algo maçante. Quem se lembra de que está se exercitando quando avista um cardume de peixes, golfinhos tartarugas, ou explora uma ilha próxima da costa, uma margem de rio mais distante ou jogando conversa fora com os amigos durante uma remada e outra, por exemplo?

 

Então o que você está esperando? Pegue sua prancha ou sua canoa e corra para a água, pois, além de ser super divertido, você também estará contribuindo para sua qualidade de vida.

 

 

* Joao Renato é professor de Educação Física, especializado em Treinamento Funcional, é coordenador técnico do CETF, Centro de Treinamento Funcional, e atleta de longboard, SUP e canoa polinésia.

 


Gostou da dica? Então, saiba mais e confira nossa seção de SUP Dicas! 

 

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