MENU COMPETIÇÕES GUIA WAVESCHECK
SUP Dicas
6 alimentos que irão turbinar seus treinos
Por Luciano Meneghello em 21/09/17
Melhore seus treinos, aumente sua resistência na remada e combata a fadiga alimentando-se de maneira correta.
671x419
Se você está cansado de se sentir cansado e não consegue evoluir em seus treinos, provavelmente precisa reavaliar sua dieta. Foto: Reprodução

Se você está cansado de se sentir cansado e não consegue evoluir em seus treinos, provavelmente precisa reavaliar sua dieta.

 

Já pensou em comer com a intenção de alimentar a "máquina" que é o seu corpo? Não, não estamos falando sobre adicionar mais cafeína ou bebidas energéticas em sua ingestão calórica diária.

 

Estamos falando em se alimentar com mais qualidade. Nada complicado. Alimentos integrais e não processados sustentam naturalmente os níveis de energia de seu corpo, trazendo vantagens nutricionais e, também, muito sabor ao nosso dia a dia.

 

Aqui vão 6 dicas de alimentos que irão turbinar seus treinos:

 

BANANAS

 

É o alimento queridinho dos atletas e há uma boa razão para isso. As bananas contêm hidratos de carbono, magnésio e potássio - todos essenciais para o desempenho atlético e um funcionamento saudável de nosso corpo.

 

Um estudo feito em  2012 revelou que as bananas são tão eficazes quanto as bebidas esportivas durante a atividade física e fornecem uma combinação saudável de açúcares também. Figuram entre as frutas mais calóricas que existem e contêm vitamina B6 e fibras.

 

FRUTAS CÍTRICAS

 

Frutas cítricas como laranjas e tangerinas ajudam a aumentar os níveis de energia com a sua fibra solúvel e um maior teor de açúcar natural. As frutas cítricas são ricas em vitamina C, que fortalece nosso sistema imunológico e ajuda no tratamento do estresse.

 

Elas também contêm ácido fólico e são benéficas para ajudar a prevenir doenças cardíacas, acidente vascular cerebral e hipertensão. Adicione uma porção de frutas cítricas ao seu café da manhã ou consuma uma fruta desse tipo durante seu "lanchinho da tarde".

 

BATATAS DOCES

 

A batata doce, além de deliciosa, é muito nutritiva. Estão cheias de hidratos de carbono complexos, que são fundamentais para a otimização da energia do corpo pois levam mais tempo para ser digeridos. Com efeito, eles suprem o corpo com um fluxo constante de energia durante um período de tempo prolongado.

 

As batatas doces também são uma fonte rica para a vitamina A - responsável por ajudar a combater a fadiga crônica -, bem como o ferro, o que ajuda na manutenção dos músculos e funções cerebrais. Uma outra vantagem: batata doce contém alfa-caroteno, um carotenóide que ajuda a prevenir o crescimento de tumores.

 

SEMENTES DE CHIA

 

A combinação vencedora de hidratos de carbono, gorduras omega-3, ferro, proteínas e até mesmo fibra. A pequena semente chia embala uma tonelada de nutrientes e energia.

 

Os Tarahumara, um povo nativo que habita o noroeste do México, famosos por sua habilidade e resistência em corridas de longa distância, consomem chia para durante suas ultra-maratonas. Hoje estudos comprovam o que eles já sabem há séculos: a chia aumenta a resistência física.

 

NOZES

 

Um pouco vai um longo caminho aqui. As nozes são alimentos altamente calóricos, ainda assim, são consideradas saudáveis por causa de suas gorduras monoinsaturadas, fibras e proteínas.

 

A combinação de fibras e proteínas nos mantém saciados, enquanto ajuda a evitar falhas de fornecimento de açúcar no sangue, o que naturalmente nos traz a fadiga. Pegue um punhado ou uma colher de sopa de pasta de amendoim natural (sem aditivos como sal ou açúcar) e consuma juntamente com uma banana e você terá a certeza de que está alimentado.

 

ALIMENTOS RICOS EM ÁGUA

 

De acordo com o Institute of Medicine, cerca de 20 por cento do consumo de água das pessoas é derivado de alimentos. A desidratação acelera a sensação de cansaço e fadiga e leva a uma longa lista de outros problemas de saúde. Quando o corpo está desidratado ele deixa de funcionar corretamente porque os nutrientes não se transportam para a corrente sanguínea de forma tão eficaz.

 

A desidratação também resulta na incapacidade do organismo de se livrar de toxinas ou acúmulo de resíduos de forma eficiente, resultando em menos produção de energia. Aumenta a sua energia e hidratação ao mesmo tempo consumindo alimentos integrais ricos em água como pepino, aipo, berinjela ou brócolis.

 

 

Fique por dentro de outras dicas para a prática do stand up paddle acessando nossa sessão SUP Dicas - Clique aqui.

 

 

 

Veja também
SUP Dicas

SUP Dicas

4 erros básicos de remada (e como corrigi-los)

Reflexão

Reflexão

O que te faz feliz de verdade?

SUP Dicas

SUP Dicas

Diferenças básicas em fundos e outlines de um stand up paddle

Humor

Humor

Arquétipos do stand up paddle

SUP Dicas

SUP Dicas

Dores no ombro

Guia de inverno

Guia de inverno

Testamos o Mormaii Flexxxa Neo

SUP Dicas

SUP Dicas

A importância do leash

SUP Dicas

SUP Dicas

Big SUP surfe

SUP Dicas

SUP Dicas

Remar é qualidade de vida

SUP Dicas

SUP Dicas

Crianças e os watersports

SUP Dicas

SUP Dicas

Iniciação no surfe de stand up paddle

SUP Dicas

SUP Dicas

Acampar numa SUP Trip

SUP Dicas

SUP Dicas

Cartilha da etiqueta do SUP Surfista.

SUP Dicas

SUP Dicas

Cinco benefícios do Stand Up Paddle para a saúde

Qualidade de vida

Qualidade de vida

Uma academia a céu aberto