MENU COMPETIÇÕES GUIA WAVESCHECK
SUP Dicas
6 alimentos que irão turbinar seus treinos
Por Luciano Meneghello em 21/09/17
Melhore seus treinos, aumente sua resistência na remada e combata a fadiga alimentando-se de maneira correta.
671x419
Se você está cansado de se sentir cansado e não consegue evoluir em seus treinos, provavelmente precisa reavaliar sua dieta. Foto: Reprodução

Se você está cansado de se sentir cansado e não consegue evoluir em seus treinos, provavelmente precisa reavaliar sua dieta.

 

Já pensou em comer com a intenção de alimentar a "máquina" que é o seu corpo? Não, não estamos falando sobre adicionar mais cafeína ou bebidas energéticas em sua ingestão calórica diária.

 

Estamos falando em se alimentar com mais qualidade. Nada complicado. Alimentos integrais e não processados sustentam naturalmente os níveis de energia de seu corpo, trazendo vantagens nutricionais e, também, muito sabor ao nosso dia a dia.

 

Aqui vão 6 dicas de alimentos que irão turbinar seus treinos:

 

BANANAS

 

É o alimento queridinho dos atletas e há uma boa razão para isso. As bananas contêm hidratos de carbono, magnésio e potássio - todos essenciais para o desempenho atlético e um funcionamento saudável de nosso corpo.

 

Um estudo feito em  2012 revelou que as bananas são tão eficazes quanto as bebidas esportivas durante a atividade física e fornecem uma combinação saudável de açúcares também. Figuram entre as frutas mais calóricas que existem e contêm vitamina B6 e fibras.

 

FRUTAS CÍTRICAS

 

Frutas cítricas como laranjas e tangerinas ajudam a aumentar os níveis de energia com a sua fibra solúvel e um maior teor de açúcar natural. As frutas cítricas são ricas em vitamina C, que fortalece nosso sistema imunológico e ajuda no tratamento do estresse.

 

Elas também contêm ácido fólico e são benéficas para ajudar a prevenir doenças cardíacas, acidente vascular cerebral e hipertensão. Adicione uma porção de frutas cítricas ao seu café da manhã ou consuma uma fruta desse tipo durante seu "lanchinho da tarde".

 

BATATAS DOCES

 

A batata doce, além de deliciosa, é muito nutritiva. Estão cheias de hidratos de carbono complexos, que são fundamentais para a otimização da energia do corpo pois levam mais tempo para ser digeridos. Com efeito, eles suprem o corpo com um fluxo constante de energia durante um período de tempo prolongado.

 

As batatas doces também são uma fonte rica para a vitamina A - responsável por ajudar a combater a fadiga crônica -, bem como o ferro, o que ajuda na manutenção dos músculos e funções cerebrais. Uma outra vantagem: batata doce contém alfa-caroteno, um carotenóide que ajuda a prevenir o crescimento de tumores.

 

SEMENTES DE CHIA

 

A combinação vencedora de hidratos de carbono, gorduras omega-3, ferro, proteínas e até mesmo fibra. A pequena semente chia embala uma tonelada de nutrientes e energia.

 

Os Tarahumara, um povo nativo que habita o noroeste do México, famosos por sua habilidade e resistência em corridas de longa distância, consomem chia para durante suas ultra-maratonas. Hoje estudos comprovam o que eles já sabem há séculos: a chia aumenta a resistência física.

 

NOZES

 

Um pouco vai um longo caminho aqui. As nozes são alimentos altamente calóricos, ainda assim, são consideradas saudáveis por causa de suas gorduras monoinsaturadas, fibras e proteínas.

 

A combinação de fibras e proteínas nos mantém saciados, enquanto ajuda a evitar falhas de fornecimento de açúcar no sangue, o que naturalmente nos traz a fadiga. Pegue um punhado ou uma colher de sopa de pasta de amendoim natural (sem aditivos como sal ou açúcar) e consuma juntamente com uma banana e você terá a certeza de que está alimentado.

 

ALIMENTOS RICOS EM ÁGUA

 

De acordo com o Institute of Medicine, cerca de 20 por cento do consumo de água das pessoas é derivado de alimentos. A desidratação acelera a sensação de cansaço e fadiga e leva a uma longa lista de outros problemas de saúde. Quando o corpo está desidratado ele deixa de funcionar corretamente porque os nutrientes não se transportam para a corrente sanguínea de forma tão eficaz.

 

A desidratação também resulta na incapacidade do organismo de se livrar de toxinas ou acúmulo de resíduos de forma eficiente, resultando em menos produção de energia. Aumenta a sua energia e hidratação ao mesmo tempo consumindo alimentos integrais ricos em água como pepino, aipo, berinjela ou brócolis.

 

 

Fique por dentro de outras dicas para a prática do stand up paddle acessando nossa sessão SUP Dicas - Clique aqui.

 

 

 

Veja também
SUP Dicas

SUP Dicas

Alimente-se bem para surfar melhor ainda

Remada noturna

Remada noturna

5 dicas para remar durante a noite

SUP Dicas

SUP Dicas

4 erros básicos de remada (e como corrigi-los)

Reflexão

Reflexão

O que te faz feliz de verdade?

SUP Dicas

SUP Dicas

Diferenças básicas em fundos e outlines de um stand up paddle

Humor

Humor

Arquétipos do stand up paddle

SUP Dicas

SUP Dicas

Dores no ombro

Guia de inverno

Guia de inverno

Testamos o Mormaii Flexxxa Neo

SUP Dicas

SUP Dicas

A importância do leash

SUP Dicas

SUP Dicas

Big SUP surfe

SUP Dicas

SUP Dicas

Remar é qualidade de vida

SUP Dicas

SUP Dicas

Crianças e os watersports

SUP Dicas

SUP Dicas

Iniciação no surfe de stand up paddle

SUP Dicas

SUP Dicas

Acampar numa SUP Trip

SUP Dicas

SUP Dicas

Cartilha da etiqueta do SUP Surfista.