MENU COMPETIÇÕES GUIA WAVESCHECK
SupClub
Lembranças da Batalha dos Remos
Por Redação SupClub em 29/10/13
O campeão brasileiro master, Américo Pinheiro recorda momentos inesquecíveis vividos na Battle of the Paddle Brasil.
Battle of the Paddle Brasil. Foto: Jorge Porto
Battle of the Paddle Brasil. Foto: Jorge Porto

Por Redação SupClub

A “Batalha dos Remos” brasileira já acabou, mas a lembrança deste grande evento vai ficar na mente de muita gente. Entre os atletas que certamente guardarão essa prova na memória está o campeão brasileio master de SUP race, Américo Pinheiro, que competiu praticamente em casa.

Morador da vizinha Arraial do Cabo (RJ), Américo conta que após conquistar o título de campeão brasileio na Master mudou seu foco e passou a treinar com o objetivo de chegar junto aos profissionais da categoria Open do circuito, a mais importante e disputada. “Sabia que não seria nada fácil, pois, com 41 anos e um vasto histórico de lesões, precisaria treinar dobrado. Conversei muito com meu treinador e sócio na Sup Trainner, Marcelo Borges, e resolvemos seguir em frente”, conta o guerreiro que é figura muito respeitada e querida na região.

Relamente não foi fácil, mas a experiência adquirida ao longo dos anos em que competiu, não só no SUP, mas também no jiu-jitsu e kitesurfe, aliada às orientações de seu treinador, ajudaram Américo a encontrar o ponto ideal em que os treinos mais duros não se convertessem em lesões indesejadas. “Claro que quando você aumenta a carga de exercícios, aumenta a chances de se lesionar, mas ai é que entra a experiência, pois há momentos em que você tem que saber a hora de descansar e a hora puxar seus limites”, revela o campeão.

E os resultados começaram a aparecer mais cedo do que o esperado. Américo é o atual líder do ranking brasileiro com grandes chances de alcançar o bicampeonato na Master e ocupa atualmente a sétima colocação no ranking da Profissional/Open. Mas, para ele, o maior prêmio até agora veio com a sua participação na Battle of the Paddle Brasil, disputada em Cabo Frio.

No sábado, quando as fortes ondas, vento e correnteza transformaram as disputas de sprint em uma prova extremamente técnica, Américo conseguiu chegar à frente de atletas que não imaginara, inclusive de seu ídolo, o norte-americano Jim Terrel, uma lenda viva dos esportes a remo nos EUA e criador da marca de remos Quickblade. O resultado de sábado serviu de grande motivação para a prova de longa distância, realizada no domingo e o Master caiu pra dentro do desafio. “Eu queria ir bem no domingo. Fazer uma boa prova de long distance. Mas não fiz uma boa largada e vi o pelotão da frente se afastando a uma distância perigosa. O Jim (Terrel) estava com uma remada remada impecável, e pra ser sincero, não sabia se eu ia pra cima ou observava para aprender um pouco mais! (risos). Mas eu estava me sentindo bem, então foquei e consegui entrar num bom ritmo de remada. Fiz a primeira volta brigando pra chegar no pelotão da elite e consegui”, conta sem esconder o orgulho pelo feito.

Américo passou a revezar posições com o ídolo Terrel. Até que conseguiu abrir distância nos quilômetros finais. No final, para o delírio da torcida local, Américo cruzou a linha de chegada na sexta colocação, chegando à frente de seu grande ídolo, experiência que ele garante que jamais esquecerá.

“Não acreditei quando vi que chegaria na frente de um dos grandes ídolos e ícones do SUP mundial! Nem sei quantas horas passei vendo seus vídeos para tentar aprimorar meu remo. Achei que estava sonhando,  e quando me vi, estava no pódio em sexto com grandes feras do SUP. Um fim de semana para jamais esquecer”, conclui o Master transparecendo a emoção, mas deixando claro que está pronto para novos desafios.

Veja também
Perfil SUP Race

Perfil SUP Race

Ela é Bárbara!

Perfil SUP Race

Perfil SUP Race

O 'Animal' está de volta

Alzair Russo

Alzair Russo

A vida entre pranchas e treinos

Perfil

Perfil

Perfil – Tristan Boxford

Perfil

Perfil

Kauan Terra agradece 2016

Atletas

Atletas

SUP Perfil – Eri Tenório

Perfil

Perfil

Kauan Terra

Kauan Terra

Kauan Terra

Promessa do SUP Wave brasileiro fecha novo patrocínio

SUP Perfil

SUP Perfil

Perfil Bruno Torquato

SupClub

SupClub

Foco no Tour mundial

SupClub

SupClub

Promessa de Balneário Camboriú

SupClub

SupClub

Candinho Bisneto quer apresentar o SUP às famílias

SupClub

SupClub

Perfil: Marcio Almeida "Grillo"

SupClub

SupClub

Perfil Lena Ribeiro - Evolução no SUP Race

supclub

supclub

Mo Freitas faz um balanço de 2012